“Sempre gostei de trabalhar, e além de ser apaixonada por beleza, já fazia unhas, mas agora posso fazer isso de forma profissional. Em um mês de curso, conquistei meu certificado e meu objetivo para o futuro, é abrir meu próprio negócio e complementar a renda em casa”, conta a, agora, manicure Ana Carolina Lourenço, de 31 anos. Ela é uma das pessoas beneficiadas pelo programa “Futuro Certo”, oferecido por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e Direitos Humanos, para capacitação profissional por meio de cursos gratuitos.
O principal objetivo é promover a inclusão produtiva e proporcionar novas possibilidades de carreira para os participantes.
No caso de Ana Carolina, o curso escolhido foi na área da beleza. Por meio do programa, ela encontrou um novo caminho para recolocação profissional
Em 2024, o programa capacitou 2.155 pessoas por meio de 123 cursos, de diferentes áreas de atuação.
Em complemento aos cursos do Futuro Certo, o Serviço Social Presbiteriano de Americana (Sespa) oferece outras atividades voltadas a diferentes faixas etárias, como alfabetização para adultos, atividades para crianças e idosos, e programas de convivência social.
De acordo com a coordenadora Sespa, Eloisa Belezine, o programa tem gerado resultados significativos. “Além dos cursos de qualificação, estamos sempre buscando novas parcerias para ampliar ainda mais as oportunidades. Nosso objetivo é abrir portas para que as pessoas conquistem sua independência financeira e uma inserção efetiva no mercado de trabalho”, afirma.
“Atendemos desde a primeira infância até a terceira idade, e a cada ano ampliamos o número de pessoas beneficiadas por essas iniciativas”, explica Eloisa.
Para os interessados em saber mais sobre os cursos oferecidos e como se inscrever, as informações estão disponíveis no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana.
