Nesta segunda-feira (2) a Prefeitura de Hortolândia, através da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social em parceria com o DIPGR (Departamento de Inclusão Produtiva e Geração de Renda), celebrou a conclusão da turma do programa “Meu Emprego – Trabalho em Equipe”, que é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Administração Municipal. O programa busca orientar e capacitar jovens que buscam oportunidades de emprego alinhadas com seus interesses e habilidades.
O curso iniciou em setembro, com aulas ministradas na ETEC de Hortolândia. Foram 21 alunos certificados, tendo participado do programa em colaboração com a Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia, que selecionou jovens de 16 a 20 anos de idade. Outro parceiro fundamental foi o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.
O programa tem como público-alvo desempregados com mais de três meses de inatividade, incluindo beneficiários do seguro desemprego, assim como jovens em busca do primeiro emprego, desde que tenham mais de 16 anos.
Os alunos tiveram orientações sobre currículos, preparação para entrevistas de emprego e foram incentivados a descobrir suas habilidades e competências. E também, foram incentivados a estabelecer metas profissionais e pessoas que os ajudarão a ter sucesso no mercado de trabalho. O programa adota a metodologia “Canadian Steel Trade and Employment Congress – (CSTEC)”, que envolve a formação de grupos de participantes para a troca de experiências e busca conjunta por oportunidades de emprego e ocupação.
Os participantes do programa expressaram sua gratidão pela oportunidade de aprendizado. A aluna que faz parte da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia há 1 ano, Rebeca Helena da Silva Munção, de 18 anos, compartilhou sua experiência. Ela enfatizou a importância do programa, onde adquiriu conhecimentos sobre entrevistas de emprego, elaboração de currículos, vestimenta, desenvoltura, além de ganhar liberdade financeira, responsabilidade e independência.
“Eu achei muito importante fazer parte do programa. Lá eu aprendi como se comportar numa entrevista de emprego, como fazer currículo, vestimenta, além de adquirir uma ótima desenvoltura. Procurei este programa para justamente ter minha liberdade financeira, aprender a ter responsabilidade e ter meu emprego”, destacou Rebeca, moradora do Jardim Amanda.
“A metodologia do programa contribuiu com a capacitação de jovens na formatação de currículos e deu noções de administração, mas, sobretudo, trabalhou o lado social dos alunos. Embora seja importante trabalhar a formação técnica, é também de suma importância trabalhar o relacionamento, o comportamento, a postura entre outras coisas”, destacou o diretor do programa, Tino Sampaio.
Para a assistente social do programa, Michelle Costa Corrêa Leite, a iniciativa oportuniza aos jovens com maior vulnerabilidade social a possibilidade de conhecer e se preparar para o mercado de trabalho. “O programa foi formado por 21 jovens em idade ativa para o trabalho. Um programa dinâmico com muita interação e aprendizagem. Todos eles tiveram oportunidade de testar o aprendizado na prática de maneira pedagógica e agora estão prontos para os desafios do mundo do trabalho”, destacou.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, há previsão para novas turmas em novembro.