Quarta, 27 Outubro 2021

Programa oferece 730 vagas na região em cursos para jovens

CidadesCursos

Programa oferece 730 vagas na região em cursos para jovens

"Novotec Expresso" tem inscrições abertas para qualificação profissional de estudantes até 24 anos
 

As aulas, em esquema online e semipresencial, têm previsão de início em 23 de agosto. Não há processo seletivo ( Foto: Divulgação/ Governo SP)

O programa "Novotec Expresso", do governo do estado, abriu inscrições para 37,8 mil vagas em 28 cursos gratuitos de qualificação profissional, com duração de 120 horas, para jovens com idades entre 14 e 24 anos que já concluíram o ensino fundamental. 

Na região, são 730 vagas em 15 diferentes cursos nas cidades de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.novotec.sp.gov.br.

As aulas, em esquema online e semipresencial, têm previsão de início em 23 de agosto. Não há processo seletivo.

Criado na atual gestão do governo do estado, o Novotec Expresso é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza - que administra as escolas técnicas de São Paulo.

A modalidade disponibiliza cursos de qualificação profissional para jovens com até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas de ensino superior.

Entre os cursos oferecidos estão qualificações na área de tecnologia, como Jogos Digitais e Programação para Android, a gestão de negócios e até formação na área do comércio, como Atendente de Farmácia ou Auxiliar de Vendas.

Na região, a cidade com maior número de vagas é Hortolândia, onde são ofertadas 255 posições em oito cursos diferentes. Sumaré, com 209 vagas em quatro cursos, e Americana, com 196 em oito cursos, aparecem na sequência. Para Santa Bárbara são 100 vagas em dois cursos.

Inscrição

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo, estão aptos a se candidatar para uma vaga.

É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos do que vagas.

O programa tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e há prioridade aos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública e das ETECs.

Ao acessar o site, basta fazer um cadastro simples para, na tela de inscrição, selecionar o município de interesse para verificar quais cursos estão disponíveis e então selecionar uma das opções.

A comunicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado na hora da inscrição.

On-line

Seguindo os protocolos sanitários, a modalidade será ofertada nos formatos online e semipresencial, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do candidato. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais e os encontros presenciais são feitos na unidade de ensino escolhida durante a inscrição. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/