A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Campinas está revisando o projeto de macrodrenagem que prevê a construção de um reservatório na Praça Ralph Stettinger, localizada na avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul). A revisão tem como objetivo encontrar uma solução técnica para evitar a remoção de árvores da praça, um ponto de preocupação para a preservação ambiental.
Projeto de macrodrenagem
Secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro informou que a obra do reservatório da Norte-Sul será a terceira intervenção do plano de macrodrenagem do município. A intenção é reduzir ao máximo os impactos ambientais, principalmente a retirada de árvores. “Cada obra do plano exige um projeto específico, e estamos estudando alternativas para minimizar os danos”, afirmou Barreiro.
Plano de Controle de Enchentes
O Plano de Controle de Enchentes da Região Central de Campinas inclui a execução de oito obras de drenagem nas bacias do córrego Serafim e do córrego Proença. A primeira obra em andamento é o reservatório RP-1, no Jardim Paranapanema, com um investimento de R$ 205,8 milhões. A construção de um túnel de 3,50 m de diâmetro está em curso, ligando a avenida Princesa d’Oeste ao reservatório.
Futuro piscinão
O segundo piscinão, a ser instalado na Praça da Ópera, está em fase de licitação. O reservatório terá capacidade para armazenar 80 milhões de litros de água e contará com uma galeria de desvio para as águas pluviais da rua Delphino Cintra.