
Com treinos realizados aos sábados, a partir das 10h, no campo do Clube Atlético Ipiranga, o projeto Joga Junto promove a inclusão de crianças com e sem deficiência por meio do futebol. A iniciativa é gratuita e teve início no último dia 17.
O projeto foi idealizado por Lívia Tatoni, que destaca o objetivo de criar um ambiente de convivência e aprendizado onde todas as crianças possam se desenvolver juntas, respeitando suas particularidades.
“A proposta surgiu da vontade de promover uma inclusão real entre crianças com deficiência ou neurodivergentes e crianças típicas, para que todas possam praticar atividades de forma conjunta e igualitária”, explica.
O Joga Junta busca ampliar a participação de famílias e crianças, promovendo valores como respeito, empatia e desenvolvimento coletivo através do esporte.
O presidente do Clube Atlético Ipiranga, Adriano Luis da Silva, reforça o apoio à iniciativa:
“A ideia foi recebida com muito carinho. Essas crianças têm o desejo de jogar bola, e é uma grande satisfação para o clube acolher o projeto e as famílias envolvidas.”

OO clube também conta com o apoio da categoria de base do Rio Branco para a realização do projeto. Segundo Adriano Luis da Silva, presidente do Clube Atlético Ipiranga, a expectativa é de crescimento:
“As coisas estão acontecendo para o clube e, se tudo der certo, esse projeto com crianças especiais vai crescer. A gente quer levar muita alegria para essas famílias que precisam incluir seus filhos.”
Fernanda Costa, mãe de Lucas, reforça a importância da iniciativa:
“Nós, como mães atípicas, sabemos que não existem muitos lugares onde nossos filhos possam praticar atividade física, como o futebol. Eu já procurei vários espaços e não fui acolhida. Aqui, todas as crianças podem jogar, sem preconceito. A gente se sente acolhida.”
Interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a idealizadora pelo telefone (19) 99335-2567 ou comparecer presencialmente aos sábados, às 10h, no campo do Clube Atlético Ipiranga, em Americana.
