sexta-feira, 22 novembro 2024
FEIRA ESTUDANTIL REGIONAL DE AMERICANA

Projeto para ajudar jovens a iniciar a carreira profissional

FERAM acontece nesta semana com objetivo de aproximar estudantes do ensino médio com o futuro de estudos e trabalho
Por
João Victor Viana
Foto: Lucas Moraes / Rede TODODIA

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta segunda-feira (3) a sessão solene de abertura da FERAM (Feira Estudantil Regional de Americana). O projeto, que busca integrar o público estudantil com empresas e instituições de ensino da região, acontece de 3 a 6 de junho em quatro escolas da cidade.

Durante as atividades da FERAM, empresas de diversos setores se conectarão com estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. A faixa de idade prioritária foi escolhida justamente por englobar os jovens que estão à beira de importantes decisões de carreira, podendo explorar oportunidades de estágio, emprego e aprofundamento educacional.

“A FERAM vem com essa proposta de aproximação. Será uma série de oportunidades para que eles (alunos) tenham esse contato, tirem as suas dúvidas e possam pensar naquilo que querem seguir profissionalmente e desenvolver as suas vidas como um todo”, explicou o vereador Silvio Dourado (PL), autor do projeto de lei que instituiu a FERAM.

Quando votado na Câmara dos Vereadores, o projeto teve aprovação unânime e foi instituído para ser realizado anualmente na primeira semana do mês de junho.

O pontapé inicial será nesta segunda-feira (3), no Colégio Politec, das 19h às 22h40. Na terça (04), a FERAM visita a Escola Estadual Ary Menegatto, na região do São Vito, das 08h às 12h. Na quarta (05), é a vez dos alunos da Escola Estadual Constantino Augusto Pinke, no São Luiz, das 8h ao meio dia. Finalmente, na sexta-feira (6), a conclusão das atividades será na Etec Polivalente, das 8h30 às 17h30.

A programação do projeto inclui oficina de LinkedIn, exposição de moda, além de palestras sobre pequenos negócios, indústria têxtil, startup, gestão financeira, Google, profissões do futuro, drones, games, entre outros temas.

O vice-prefeito Odir Demarchi representou o Poder Executivo na cerimônia e valorizou a iniciativa. “É um projeto desafiador, no qual reúne várias entidades aqui da cidade de Americana para um bem comum, que é fazer um trabalho com os jovens”, disse.

Entre os envolvidos estão diversas instituições da região, como: FAM, Unisal, Sebrae, CIEE, Sinditec, Fidam, Fatec, Senac, Ciesp, Senai, ACIA, IA Médica, Leavening Accelerator e Inova CPS.

Nesta 1ª edição somente os alunos das próprias escolas poderão participar das atividades, no entanto, segundo Silvio Dourado, para o próximo ano a intenção é levar a feira para a Fidam, para que desta maneira seja aberta ao público. “A ideia é que esse projeto cresça e realmente dê a oportunidade para toda juventude da nossa região”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também