
Os Prontos-socorros “Edison Mano”, na área central de Santa Bárbara, e “Afonso Ramos”, na Zona Leste, registraram mais de 551 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2024, 38% a mais comparado ao mesmo período do ano passado.
Só na unidade “Edison Mano” foram 246.680 atendimentos e procedimentos, enquanto no “Afondo Ramos” o número foi ainda mais expressivo no período, com 305.210 atendimentos e demais procedimentos, entre consultas, atendimentos com observação, exames, procedimentos de enfermagem e atendimento com serviço social.
Nos quatro primeiros meses de 2024 foram realizados nos dois Prontos-socorros um total de 418.997 procedimentos de enfermagem, 101.429 consultas médicas, 4.168 atendimentos com observação, 19.201 exames e 8.095 atendimentos do serviço social. Os dados foram apresentados durante a Audiência Pública da Secretaria de Saúde, realizada na Câmara Municipal na última semana.
A partir de 2021, com os dois Prontos-socorros inteiramente reformados, a Prefeitura pôde ampliar e qualificar ainda mais os atendimentos de urgência e emergência na cidade. Além disso, com o avanço da pandemia da Covid-19 na época, a estrutura proporcionou maior agilidade para o atendimento de casos relacionados ao Coronavírus, inclusive com a implantação do “Complexo Covid-19” na unidade Edison Mano.
ORIENTAÇÃO DA PREFEITURA
A Prefeitura orienta a população a procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que devem funcionar como a “porta de entrada” do Sistema único de Saúde (SUS). Importante ressaltar que a maioria das doenças podem ser prevenidas, diagnosticadas e tratadas nestes locais, sendo fundamental que o paciente estabeleça e fortaleça cada vez mais um vínculo com a UBS mais próxima da sua casa, possibilitando um acolhimento e acompanhamento mais apropriados. No caso dos Prontos-socorros, devem ser procurados exclusivamente em situações da urgência e emergência, como suspeita de infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), acidentes, entre outros.