Proteção do Rio Piracicaba será tema de audiência pública com vereadores em 13 de maio
Desastre ambiental de julho do ano passado motivou pedido de vereador
A Câmara Municipal de Piracicaba promoverá, no dia 13 de maio, uma audiência pública para discutir estratégias de proteção do Rio Piracicaba. A convocação partiu do vereador Zezinho Pereira (União Brasil), autor do requerimento sobre o tema, aprovado na sessão desta quinta-feira (10).
O desastre ambiental em julho de 2024, causado pelo despejo de material químico nas águas do manancial, foi usado como justificativa pelo parlamentar para propor a audiência. Na ocasião, 235 mil peixes de diferentes espécies foram encontrados mortos no rio.
Zezinho ressaltou que embora sejam feitas diversas ações de preservação do rio, não se observam a aplicação de multas a quem o polui, nem a adoção de medidas para evitar novas tragédias ambientais. “Ultimamente vemos o Rio Piracicaba se acabando, principalmente a população de peixes. Precisa-se fazer um trabalho ostensivo para que isso não aconteça mais”, afirmou o vereador.
Para a audiência, o parlamentar propôs a convocação dos secretários municipais de Administração e Governo, João Blasco, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, além do secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Bucci, e o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Ronald Silva.
Estão convidados para a audiência o prefeito Helinho Zanatta (PSD); o presidente da Agência das Bacias PCJ; promotores do Gaema; representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os comandantes da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental e do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal; o presidente da Associação Remo Piracicaba. Já a lista de convocados para o debate conta com os nomes dos secretários municipais de Administração e Governo, João Blasco, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto; o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Bucci; e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Silva.
O requerimento convida a estarem presentes o prefeito Helinho Zanatta (PSD); o presidente da Agência das Bacias PCJ; promotores do Gaema; representantes da Cetesb; os comandantes da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental e do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal; o presidente da Associação Remo Piracicaba; e demais autoridades.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Campinas recebe ação para conscientizar motoristas sobre segurança nas rodovias
Movimento Afaste-se será realizado na segunda-feira (19), no Largo da Catedral, com atividades educativas e orientações para prevenir acidentes com equipes em atendimento
Rodovia dos Bandeirantes terá operações comboio em Sumaré e São Paulo neste fim de semana
Intervenções ocorrem sábado à noite e domingo pela manhã para obras em passarela e travessia de cabos de alta tensão
Mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica passam a receber pagamento do INSS
Pagamento poderá ser concedido por até seis meses a vítimas com medidas protetivas; no interior de SP, foram registrados 111 feminicídios de janeiro a agosto