A vacinação contra a Covid-19 em Americana passa a partir desta quarta-feira (7) a ser realizada apenas por meio de agendamento. A decisão de interromper a imunização no drive-thru foi tomada após a cidade se aproximar da meta de cobertura das faixas etárias vigentes e ter centenas de pessoas agendadas para os próximos dias. Ainda há vagas para esta quarta e quinta, para primeira e segunda dose. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura.
Nesta segunda e terça, o drive-thru da Avenida Antônio Pinto Duarte, próximo ao portal, funcionou apenas para aplicação da 2ª dose em idosos de 75 anos ou mais. Até segunda, 60% desse público já havia sido imunizado, sem contar as aplicações feitas nesta terça, cujo balanço será divulgado nesta quarta. Além disso, há 400 agendamentos para quarta e 300 para quinta, totalizando mais 700 segundas doses a serem aplicadas.
Com isso, no entendimento da Vigilância Epidemiológica, até quinta, toda a população de 75 anos ou mais terá recebido a dose de reforço, de maneira que não é necessário manter os drive-thrus funcionando.
Também de acordo com a prefeitura, somente nesta segunda, foram aplicadas 1.495 doses da vacina. Receberam a primeira dose, ontem, 58 profissionais de saúde, 369 idosos com 68 anos ou mais e sete idosos acamados. Já a segunda dose foi aplicada em 36 profissionais de saúde, 1.022 idosos com 75 anos ou mais e três idosos acamados.
SEGURANÇA
Além das doses aplicadas pelas equipes da Saúde, também está em andamento a vacinação dos profissionais da segurança pública da região. A imunização está sendo feita nos batalhões da Polícia Militar em Americana e Sumaré, reunindo agentes das cidades de abrangência desses batalhões.
Em Americana, estão sendo vacinados cerca de 300 policiais, guardas e bombeiros por dia, desde segunda. Serão 1,4 mil ao todo, até a próxima segunda. Em Sumaré, a vacinação começou nesta terça. A meta é imunizar cerca de mil profissionais até esta quinta-feira.