quarta-feira, 23 abril 2025

Quatro cidades recebem 6.760 doses

Quatro cidades da região receberam 6.760 doses da vacina Oxford-AstraZeneca e vão retomar a imunização dos idosos, com a inclusão da faixa de 80 a 85 anos. Nova Odessa retoma a vacinação de imediato, Sumaré e Santa Bárbara, a partir de segunda-feira (1º) e Americana ainda definirá a data de reinício nesta sexta-feira (26).
A Secretaria de Saúde de Americana informou que recebeu mais um lote com 2,8 mil doses da vacina, que será destinado exclusivamente à vacinação dos idosos com 80 anos ou mais, bem como àqueles com 85 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose.
Os frascos da vacina Oxford-AstraZeneca são de multidoses, sendo que cada recipiente contém dez doses do imunizante. São produzidas no país em parceria com a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Em Americana, a vacinação será feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros São Vito, Jardim Brasil, São Domingos e Vila Gallo, que são as regiões que têm maior concentração de pessoas dessa faixa etária, segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por enquanto, não haverá sistema drive-thru em Americana. As unidades irão vacinar das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Santa Bárbara recebeu o quinto lote com mais 1,77 mil doses da vacina. Com a chegada deste novo lote, a Prefeitura convocará idosos com idade acima de 80 anos, que já tenham realizado o cadastro, para receberem as doses a partir do dia 1º de março.
A imunização da primeira dose segue para idosos acima de 85 anos e a segunda dose para idosos abrigados e profissionais de Saúde que atuam na cidade, os grupos prioritários para a imunização.
A secretária de Saúde barbarense, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, informou que as doses estão sendo entregues de forma fracionada. É feita a entrega da quantidade exata para cada público-alvo, de acordo com a estimativa populacional do IBGE, disse Lucimeire.
A secretária disse que está cumprindo rigorosamente os protocolos porque se fizer de forma diferente poderá sofrer punições. “Tenho que seguir à risca, senão posso sofrer todas as sanções”, explicou a secretária.
Nova Odessa retoma nesta sexta-feira a vacinação de idosos e profissionais de saúde, em razão da chegada de um novo lote com 490 doses da vacina de Oxford.
A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, informou que cerca de 40 pessoas, entre idosos com idade acima dos 80 anos e profissionais da Saúde autônomos e da rede particular, e que realizaram o pré-cadastro pelo site da Prefeitura, foram convocados a comparecer no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa, entre às 9h e 15h, para receber a primeira dose do imunizante.
“Com a chegada de um novo lote de vacinas, a campanha retorna imediatamente. A meta é avançar no grupo de idosos com mais de 80 anos e também junto aos profissionais de Saúde autônomos e particulares. Por isso, é importante que as pessoas que fazem parte destes grupos prioritários façam o pré-cadastro no site da Prefeitura, pois a aplicação está sendo realizada por agendamento, para se evitar aglomerações no ginásio”, destacou Paula.
A Prefeitura de Sumaré informou que receberá 1,7 mil novas doses da vacina Oxford-AstraZeneca nesta semana e retomará a vacinação da primeira dose para o público de idosos com 80 anos, a partir de segunda-feira (1º de março).
A administração informou que a imunização será feita em sete endereços, atendendo a todas as regiões da cidade. Os postos de vacinação atenderão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Hortolândia informou que a quantidade de doses será informada com a chegada no município.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também