Quarta, 25 Mai 2022

Radares começam a multar a partir de amanhã em Hortolândia

Radares começam a multar a partir de amanhã em Hortolândia

A partir desta quinta-feira (21), os radares de fiscalização eletrônica começam a multar condutores no trânsito de Hortolândia. São 38 pontos de fisca
A partir desta quinta-feira (21), os radares de fiscalização eletrônica começam a multar condutores no trânsito de Hortolândia. São 38 pontos de fiscalização eletrônica em toda a cidade, instalados em 12 vias - entre elas as três avenidas com o maior número de acidentes (Santana, Emancipação e Olívio Fransceschini).

Além da velocidade, em alguns pontos de fiscalização os radares flagram também avanço do sinal vermelho (das 6h às 21h) e parada de veículos sobre a faixa de pedestres.

O sistema foi implantado na cidade em 20 de janeiro, após quase seis anos inativo. Mas até esta quarta-feira, o condutor que cometer infração recebe somente uma notificação educativa, sem caráter punitivo - fato que muda a partir de hoje, com a emissão de multas.

Com a implantação da fiscalização eletrônica, a prefeitura diz que o objetivo é "reduzir acidentes e salvar vidas".

NÚMEROS
A prefeitura não divulgou um balanço sobre o período de testes.

Informou apenas que no domingo (13 de janeiro), uma semana antes de os dispositivos começarem a funcionar, 3.507 veículos foram flagrados trafegando acima do limite de velocidade nos pontos com radar.

Já no primeiro dia de operação dos equipamentos (20/01), o número caiu drasticamente para 994 veículos flagrados acima da velocidade permitida - o que representa uma queda de 72% nas infrações nos pontos fiscalizados em relação ao domingo anterior.

Os motoristas que avançaram o farol vermelho no dia 13 de janeiro foram 1.658, contra 241 no dia 20 - redução de 85%.

É nesses números que a prefeitura se baseia para justificar a adoção dos radares após seis anos na cidade.

SEGURANÇA VIÁRIA
Além disso, a prefeitura diz desenvolver desde 2017 ações para ampliar a segurança viária.

Fora os radares, houve reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, segundo a Administração.

O governo municipal cita ainda a instalação de painéis eletrônicos móveis, um na Avenida da Emancipação e outro na Avenida Santana, que exibem mensagens de orientação aos condutores.

"Essa são as principais diretrizes da nova era no trânsito", informa a prefeitura.

 
NOTA DA REDAÇÃO: Esta reportagem foi atualizada às 16h, porque o prazo de entrada em vigor das multas pelos radares (que havia erroneamente sido informado como sendo nesta quarta) é amanhã, quinta-feira.
 
 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/