sexta-feira, 23 maio 2025
SAÚDE

Rede Mário Gatti retoma quimioterapia e vai penalizar fornecedores por falta de medicamentos

Procedimentos começaram a ser reagendados após empréstimo de remédios e aquisição emergencial para seis meses
Por
Guilherme Pierangeli
Rede Mário Gatti enfrentou problemas de falta de medicamentos para quimioterapia – Foto: Prefeitura de Campinas

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciou a retomada dos tratamentos de quimioterapia na Unidade de Oncologia do Hospital Mário Gatti, em Campinas, após a interrupção causada pela falta de três medicamentos. A normalização começou nesta quarta-feira (21), com 11 pacientes atendidos, e segue até esta sexta-feira (23), com previsão de agendamento de todos os 68 usuários afetados.

Medidas para retomada dos atendimentos
Para resolver o desabastecimento, a unidade obteve um empréstimo de medicamentos de outro serviço de saúde e realizou uma compra emergencial que garantirá o fornecimento por seis meses. A entrega dos novos insumos está prevista para segunda-feira (26).

Convocação e reavaliação clínica
Os pacientes estão sendo convocados para consultas e avaliações com as equipes médicas e de enfermagem. Embora 68 pacientes dependam dos medicamentos que estavam em falta, a maioria teve apenas um ciclo de tratamento adiado.

Sanções a fornecedores
O fornecimento foi comprometido porque três empresas não entregaram os medicamentos previstos. Por isso, a rede notificou e iniciou o processo de penalização dessas fornecedoras.

Medicamentos em falta
Os fármacos ausentes foram Plactaxel, Hinotecano e Doxorrubicina, utilizados em tratamentos de câncer de mama, intestino e outras neoplasias.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também