Levantamento traz candidaturas a deputado federal em sete municípios
As cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Paulínia e Monte Mor contam com 28 candidatos a deputado federal para disputar as 70 cadeiras que o estado de São Paulo tem direito na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Levantamento feito pelo TODODIA foi realizado junto ao DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os sete municípios, juntos, possuem 869 mil eleitores aptos a votar nas eleições gerais deste domingo (2) para a escolha de presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Segundo especialista, o voto em candidatos locais corrobora com a tese de aumento de investimentos estaduais e federais na região, como explica o cientista político Frederico Henriques, doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em políticas públicas. Frederico comentou sobre um “voto de representatividade regional” e afirma que “eleger um candidato da região facilita a pressão dos eleitores após as eleições e a vinda de emendas parlamentares aos municípios que os elegerem”. “São pessoas que acompanham mais se destinou emendas, obras e se faz prestação de contas na região. Existe um peso muito grande nesse fluxo de emendas e investimentos. Até porque tem uma porcentagem razoável de orçamento. Ainda mais agora a nível federal com essa flexibilização como o orçamento obrigatório. Os parlamentares podem destinar e indicar. Normalmente, as emendas têm de ser cumpridas 50% para a saúde e o restante é de livre indicação. Então, o que acontece é que se você eleger parlamentares de um determinado território facilita o poder de pressão e a destinação de emendas para esse território”, disse.
São candidatos de Americana Maria Giovana Fortunato (PDT); Marschelo Meche (PL); Vanderlei Macris (PSDB); Gualter Amado (Republicanos); Thalia Brasil (PP); Sandra Macedo (Novo); Gilberto Boby Boby (Republicanos); Cris Pinheiro (Republicanos); Bira da Autoescola (Avante); Marcos Oliveira (PRTB); e Janaína Bucker Riedo (PRTB). Com residência política em Santa Bárbara d’Oeste tem Denis Andia (MDB); Cláudio Peressim (Patriota); e Eliel Miranda (PSD). Nova Odessa tem a candidatura de Márcia Rebeschini (PV).
Em Hortolândia, de Simone Betini (PP); Fabio Calixto (PT); Walter Tato (Podemos) e Ceará (União Brasil). Sumaré tem Priscilla Holanda (PRTB); Henrique do Paraíso (Republicanos); Professora Sula (MDB); Neia Mello (Agir); Guilherme Dall’Orto (Podemos); e Elisangela Ferreira (PRTB). Em Monte Mor, Dra Rosa Ablas (Podemos). Em Paulínia, Edison Furmiga (Patriota) e Edson Moura (PSD).