quinta-feira, 25 abril 2024

Região reduz idade para vacinação

Americana e Santa Bárbara iniciam imunização na faixa dos 24 anos; Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa estão em 25 

Americana | Saúde inicia nesta terça a aplicação no público de 24 anos ou mais (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

As cidades da região anunciaram nesta segunda-feira a liberação de novos públicos na campanha de vacinação contra a Covid-19. Em Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa as pessoas com 25 anos, sem comorbidades, já podem procurar pela imunização. Americana e Santa Bárbara d’Oeste iniciam nesta terça-feira a aplicação das vacinas no público a partir dos 24 anos.

AMERICANA
Em Americana, onde a vacinação está mais avançada, a Secretaria de Saúde anunciou nesta segunda-feira (2) o recebimento de mais um lote contendo 17.775 doses de vacina contra a Covid-19 (sendo 10.535 da AstraZeneca para serem aplicadas em segunda dose e 7.240 unidades da CoronaVac, que serão utilizadas em primeira dose).

Com isso, a partir desta terça-feira (3) o município começa a imunizar os moradores com 24 anos ou mais, mediante agendamento obrigatório pelo site oficial da prefeitura.

Além da nova faixa etária, continuarão a receber a primeira dose as gestantes e puérperas, portadores de comorbidade, portadores de deficiência permanente e profissionais da Educação, todos com 18 anos ou mais.
A segunda dose em Americana está sendo aplicada na população em geral, de acordo com o prazo determinado pelo imunizante recebido na primeira aplicação, conforme anotação no cartão de vacinação.
O agendamento deve ser feito pelo site www.saudeamericana.com.br.

A “xepa” da vacina agora passará a ser disponibilizada aos moradores com idade entre 20 e 24 anos em Americana. Os interessados devem se cadastrar pessoalmente, ou por telefone, em uma das unidades básicas de saúde e aguardar serem chamados, porém cabe esclarecer que a xepa ocorre somente mediante sobras de doses em frascos abertos, não é garantia de vacinação.

SANTA BÁRBARA
Sem a necessidade de agendamento, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 24, 25 e 26 anos – sem comorbidades – será realizada a partir desta terça-feira (3) em Santa Bárbara d’Oeste.
Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos ginásios municipais Djaniro Pedroso (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e Mirzinho Daniel (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

O público destas faixas etárias deverá apresentar o CPF e comprovante de endereço em seu nome e atualizado com data de 2021.

Para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do estado, a todos os públicos que vêm sendo inseridos no calendário de imunização. O cadastro, contudo, não é um agendamento para a vacinação.

SUMARÉ

Sumaré ampliou nesta segunda-feira (2) a vacinação contra o coronavírus para pessoas a partir de 25 anos.
Na cidade não é preciso agenda, bastando apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no nome da pessoa ou cônjuge (neste caso, deve levar a certidão de casamento) em um dos sete postos de vacinação que funcionam pela cidade.

HORTOLÂNDIA
Outra cidade que iniciou nesta segunda-feira (2) a vacinação para pessoas nascidas até o ano de 1996 foi Hortolândia. A Secretaria de Saúde informa que essas pessoas já podem fazer o cadastro no site “Vacina Já”, do governo estadual, e o agendamento pelo site da prefeitura.

A vacinação é feita no Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 200, e em diferentes locais a cada dia da semana. O horário é das 8h às 15h30.
A Secretaria de Saúde reforça a orientação que a vacinação é feita somente para as que pessoas que fizeram o cadastro e o agendamento.

NOVA ODESSA
Nova Odessa também já vacina os moradores de 25 anos ou mais, com ou sem comorbidades. Os interessados devem comparecer no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, “quartel-general” da campanha desde o início de fevereiro.

Durante a semana, as senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para cada dia serão distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

O atendimento diário, de segunda a sexta-feira, continua obedecendo ao calendário pelo mês de nascimento da pessoa. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também