O ano de 2019 começou com importantes quedas em alguns dos principais índices de criminalidade na região. Análise dos dados oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) referentes ao mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018, aponta reduções de até 60% nas ocorrências relacionadas aos chamados “crimes contra o patrimônio” – ou seja, furtos e roubos em geral, incluindo veículos – nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.
Em Americana, o mês de janeiro terminou com 31,7% menos veículos levados por bandidos. Foram 84 ocorrências de roubos e furtos de automóveis na cidade em janeiro deste ano, contra 123 no primeiro mês de 2018. O número de roubos e furtos em geral na cidade (incluindo residências, pessoas e empresas) apresentou queda menor do que o de veículos, mas ainda assim registrável: 258 casos em janeiro deste ano, contra 271 no mesmo período do ano passado – queda de 4,7% .
Em Nova Odessa, em que pese a população ser bem menor que Americana (60 mil contra 238 mil), as quedas estatísticas foram ainda maiores no mês de janeiro. De 20 veículos furtados ou roubados em janeiro de 2018, a cidade viu esse número cair para oito em janeiro de 2019 – redução percentual de 60%. Os registros de furtos e roubos em geral caíram 15,2% (de 72 para 61 casos em janeiro de 2018 e janeiro de 2019, respectivamente).
Santa Bárbara d’Oeste apresentou índices mais modestos, ainda assim em queda também. Em janeiro deste ano foram 55 veículos roubados ou furtados, contra 60 no mesmo mês do ano passado – o que resulta em 8,3% de redução. O mesmo índice de queda (-8.3%) foi registrado no número de ocorrências de furtos e roubos em geral em Santa Bárbara: 258 casos em janeiro deste ano, contra 271 no mesmo mês do ano anterior.
A mesma tendência de queda verificada nas demais cidades da região é constatada também em Hortolândia e Sumaré. Em Sumaré houve queda de 28% no número de furtos e roubos de veículos em janeiro: de 107 para 77 casos, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Roubos e furtos em geral foram 10,7% menores – de 327 ocorrências no primeiro mês de 2019 para 292 em janeiro de 2019. Na cidade de Hortolândia, houve redução de 21% no número de veículos roubados ou furtados em janeiro deste ano. Foram 75 ocorrências este ano, contra 95 em janeiro de 2018.
Autoridades apontam mais Polícia na rua
As estatísticas de fevereiro ainda não foram concluídas, mas a queda nos índices neste primeiro mês de 2019 coincide com um maior número de forças de segurança nas ruas. Desde a posse do novo governo estadual, as operações conjuntas, chamadas “São Paulo Mais Seguro”, têm sido frequentes nas cidades e nas rodovias.
Tenente coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Morais, comandante do 19º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior)
O tenente coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Morais, comandante do 19º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), sediado em Americana e que abrange as cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Santa Bárbara d’Oeste, confirma que, nos últimos meses, há mais policiais nas ruas, por conta de metodologias de trabalho adotadas internamente.
Em sua análise, os números podem ser um reflexo disso, entre outras ações executadas. “Temos policiais mais tempo em patrulhamento, o que aumenta a probabilidade de coibir situações de crime”, avalia. O capitão Tiago Rodrigues de Moraes, porta- voz do 48º Batalhão da PM, sediado em Sumaré, atribui os bons resultados à constante presença de efetivos policiais em operações em áreas urbanas e nas rodovias.
Ele destaca que em janeiro foram realizadas várias operações “São Paulo mais Seguro” e “Estradas Mais Seguras”, o que certamente impactou nas reduções dos índices na região.