Previsão é de tempo instável com chuvas recorrentes até esta sexta-feira (6)
As chuvas que caíram na noite dessa quarta-feira (4), foram intensas e volumosas. As chuvas começaram com uma pequena garoa por volta das 16h horas e se intensificou no inicio da noite, com grandes acumulados entre o período das 19h até às 22h.
Com períodos de maior intensidade no final da tarde e durante a noite, a instabilidade atuou em toda a região. Em Americana choveu 49,8 milímetros, sendo que o maior volume registrado foi as 22h, total de 17 mm em uma hora. Na cidade de Santa Bárbara d’ Oeste choveu 57,4 milímetros de chuva e o maior volume também foi às 22h, registrando 25,9 mm em uma hora. Já a cidade de Piracicaba, que está com o rio Piracicaba em estado de atenção devido ao nível que já ultrapassou 3,20 metros, choveu 10,7 milímetros.
A cidade de Monte Mor que ainda se recupera dos estragos causado pela inundação do rio Capivari, choveu 38,9 mm. Na cidade de Campinas registrou 38 mm de chuvas na noite dessa quarta-feira.
A previsão é que o tempo permaneça na mesma condição atmosférica até esta sexta-feira (6), com maior predomínio de nebulosidade, com as temperaturas variando a mínima de 18ºC e máxima de 23ºC em toda a região e chuvas volumosas e persistentes.
As chuvas mais volumosas estão associadas ao canal de umidade que está se deslocando em direção a divisa com o estado de Minas Gerais e os maiores volumes de chuvas estão concentrados na região de Campinas.
Durante este período chuvoso é importante observar a movimentação do solo, aparição ou aumento de trincas e rachaduras, formação de degraus no solo entre as rachaduras e a inclinação de árvores e postes. Esses sinais podem denunciar um processo de movimentação do solo.