sexta-feira, 22 novembro 2024

Região tem alerta para onda de calor

A região está em alerta para onda de calor e baixa umidade, ambos no grau perigoso, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme nota ontem no site do instituto, a baixa umidade na região vai variar entre 20% e 12%. A onda de calor que começou na terça (29) deve durar até a noite de hoje.

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp) destacou que na RMC (Região Metropolitana de Campinas) a previsão para hoje é de predomínio de sol e temperaturas entre 25ºC e 39ºC.

“Até a sexta-feira (hoje) a umidade relativa do ar assume valores muito baixos, com os menores valores à tarde e os maiores à noite”, informou.

Porém, o fim de semana deve ser de trégua do calor. Segundo a previsão do Cepagri, a passagem de uma frente fria pelo oceano organiza um escoamento de sudeste, que transporta um ar mais frio e úmido, o que baixa um pouco as temperaturas e eleva a umidade relativa do ar.

“As temperaturas no final de semana ficam entre 20ºC e 28ºC no sábado e entre 18ºC e 27ºC no domingo. A partir da tarde de sábado os ventos ganham intensidade. A condição é de céu parcialmente nublado a nublado, mas não há previsão de chuvas.

Com a baixa umidade, o Cepagri destaca a necessidade de cuidados redobrados com a hidratação: “ingestão de líquidos, aplicação de hidratantes para a pele, uso de soros especiais para nariz e olhos ressecados e umidificação de ambientes”.

Além disso, as altas temperaturas podem causar ou agravar condições de saúde como a exaustão pelo calor, especialmente em idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou outras doenças.

Há três semanas, no mês passado, no dia 10, Americana atingiu 36,3ºC, a terceira maior temperatura do ano, entre as 16h e 17h. Em 17 de fevereiro, os termômetros atingiram 37°C. E em 17 de janeiro, 36,6°C, aponta o Cepagri.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também