O primeiro bimestre de 2019 terminou com queda nos principais índices de criminalidade nas principais cidades da região.
Segundo números oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado), divulgados ontem, na comparação com os dois primeiros meses de 2018, houve redução média de 23,9% nos índices de furtos de veículos (de 621 casos em 2018 para 473 este ano) na soma das cidades de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.
O índice de roubo de veículos (mediante ameaça) nessas cinco cidades também caiu 11,8% no primeiro bimestre de 2019: foram 161 veículos roubados em 2018, contra 142 este ano.
O número de homicídios nesses municípios também caiu de 13 para quatro casos, e houve reduções também nos casos de roubos e furtos em geral, além de roubos de cargas.
As estatísticas da SSP também apontam maior efetividade no trabalho das forças policiais.
Nas cinco cidades da região, o número de prisões em flagrante praticamente dobrou nos dois primeiros meses do ano, passando de 391 em 2018 para 607 este ano.
As apreensões de armas de fogo também cresceram de 28 casos em janeiro e fevereiro de 2018 para 40 registros no primeiro bimestre deste ano.
Ainda não há avaliação oficial sobre o que teria motivado as reduções, mas as quedas nos índices coincidem com um maior número de operações policiais (como as operações “São Paulo Mais Seguro”) promovidas pela SSP nos municípios paulistas desde o início do novo Governo do Estado.
AMERICANA
O diretor comandante da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), Marcos Guilherme, analisou ontem os números e comemorou a queda consistente nos índices de criminalidade na cidade.
Segundo ele, em fevereiro de 2018 já houve redução de 20% de roubos em geral e 32% em furtos de carros, em relação ao mesmo mês de 2017.
Neste ano, a redução foi novamente de 32% em roubos em geral e de 32% em furtos de veículos, na comparação com os primeiros meses com 2018. “Apenas nos dois primeiros meses de 2019, foram 60 ocorrências de roubo e 80 ocorrências de furto a menos, em comparação ao mesmo período de 2018”, comemorou o comandante da Gama.
Ele acrescenta que deve ser levado em consideração que de um ano para outro há aumento populacional e da frota de veículos – portanto é sinal que o sistema de segurança pública está funcionando com mais eficácia.
O comandante da Gama enfatizou que a análise criminal está entre os principais fatores para a queda dos indicadores.
“Nossa Guarda Municipal produz mapas e relatórios gráficos para orientar as operações e ações integradas. Com este recurso, a corporação pode ainda aprofundar as avaliações das informações e dar respostas mais rápidas e eficazes contra a criminalidade”, destacou, Marcos Guilherme.