domingo, 19 maio 2024

Restaurantes e bares da região projetam expansão de 50% neste fim de ano

 Copa do Mundo e as tradicionais festas de Natal e Ano Novo devem puxar alta no comércio

MrChico Restaurante em Americana/SP (Foto: Divulgação)

As festas de final de ano, somadas à Copa do Mundo, devem impulsionar restaurantes e bares da região, segundo previsão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Levantamento da Regional de Campinas junto aos associados aponta para uma alta de 50% no movimento na comparação com os meses considerados “normais”. A demanda especial também deve resultar na geração de cerca de 12 mil vagas temporárias nos meses de novembro e dezembro.

De acordo com a Abrasel Regional Campinas, as festas de final de ano representam o período mais importante para o setor de alimentação fora do lar, superando os dias dos Namorados e das Mães em volume de vendas. “Neste ano, os dois últimos meses vão ser ainda mais fortes em decorrência de um evento fora de época, como a Copa do Mundo, somando dois fatores importantes para o setor”, explicou Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas. “A estimativa de 50% no aumento das vendas é uma média de todo o setor, sendo que em vários estabelecimentos este índice poderá até dobrar, dependo do tamanho e estrutura de cada restaurante ou bar”, disse.

A demanda vem acompanhada da contratação de mão de obra temporária. “Cerca de 12 mil empregos temporários para garçons e pessoal de cozinha, que representam 30% do quadro de pessoal do nosso setor, deverão ser gerados para dar conta do atendimento ao público dentro das casas e na preparação de ceias e encomendas”, explica.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o setor de alimentação fora do lar conta com cerca de 43,3 mil estabelecimentos em funcionamento. Ele é um dos principais geradores de emprego, com mais de 60 mil postos de trabalho diretos.

“Teremos dois grandes eventos ao mesmo tempo neste ano, que são o final do ano e a Copa do Mundo, algo totalmente diferente para os setores de restaurantes e hotéis”, considerou Eduardo Porto, diretor de Marketing e Vendas de uma rede de hotelaria. “Por isso a expectativa do grupo é bem superior neste ano na comparação com o ano passado, quando vínhamos de uma retomada dos negócios. Por conta desse cenário novo, já nos antecipamos nas preparações”, completou.

O empresário Edward Bilton, dono de um restaurante, também está otimista. Mesmo sendo o primeiro ano da casa a receber as festas de final de ano e Copa do Mundo, ele projeta uma demanda de 50% sobre os dias normais de funcionamento. “Tanto que investimos cerca de R$ 500 mil somente em equipamentos para estes eventos e vamos esperar até o meio do mês de novembro para ver a necessidade das contratações de temporários”, comentou. 

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