A restrição de diesel S10 já afeta 22 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, de acordo com uma pesquisa feita com mais de 100 postos em todo o território nacional. Em entrevista à Rede TODODIA, o presidente do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região), Emílio Martins explica sobre a restrição.
“Não está faltando diesel, o que estamos observando é um contingenciamento por parte das distribuidoras nas entregas […] o que tem é um aumento de preço extraordinário, até maior do que o que a Petrobras fez na semana passada, que está ocasionando um certo desconforto por parte dos postos. Eu tenho a impressão que esse período que o país passou com a deficiência de importações, fez com que todos os estoques abaixassem muito. Eu acredito que nós vamos demorar algumas semanas ainda para ter uma regularidade de todas as empresas, existe uma dificuldade muito grande dos postos de gasolina de receberem o volume necessário para as suas vendas”, disse o presidente.
De acordo com Emílio, os efeitos do que aconteceu nas últimas semanas vai refletir em preço. “Hoje, quem tem o produto está vendendo mais caro, estamos ouvindo relatos de postos comprando o produto 0,40 ou 0,50 mais caro do que o normal. Quem tem, está valorizando o estoque e cobrando mais caro. As próprias distribuidoras grandes também estão com os seus preços onerados, e pior que isso, fracionando os pedidos. O posto pede 10 mil litros, recebe 5, pede 5, não recebe nada, isso gera um desconforto muito grande”, explicou Emílio.
O empresário americanense, Walter Mota, afirmou que a situação impactou muito no seu posto de combustível. “Tem refletido bastante nos caminhões, que não tem diesel suficiente para o abastecimento, é uma restrição muito grande. Você demora uma semana para receber dois mil litros, quando você vende de três a quatro mil litros por semana, fica difícil, e além disso, o custo está muito alto […] isso vem mudando desde o final de julho, em agosto já passamos dificuldade o mês inteiro, e já estão falando que vai se estender até o final de setembro. Vai gerar muito custo para todos os consumidores, o aumento está sendo um absurdo”, disse Walter.
O diesel S10 é utilizado no transporte de carga, de passageiros e na geração de energia.