quinta-feira, 1 janeiro 2026
PROTEÇÃO

Reunião organizada pela OAB na Câmara de Sumaré cobra apoio maior à causa animal

Encontro reuniu representantes de diversos setores e resultou em sugestões de melhorias na área de proteção animal
Por
Vagner Salustiano

Uma reunião promovida por membros da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sumaré, na última sexta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal, reuniu autoridades, especialistas e voluntários para discutir a situação da causa animal no município.

O encontro teve como foco principal o fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal, além da ampliação do suporte do poder público às entidades, grupos de defesa e cuidadores independentes. Também foi destacada a necessidade de expandir o programa municipal de castração, promovido pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal.

Participaram representantes de diversos setores da comunidade sumareense. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Pauta voltada à busca de soluções conjuntas
Segundo os organizadores, a reunião teve o objetivo de encontrar soluções conjuntas para os desafios enfrentados no cuidado e na proteção de animais “comunitários” — aqueles que vivem soltos nas ruas — e no apoio às instituições e voluntários que atuam no resgate e abrigo desses animais.

A iniciativa foi organizada pela advogada Vívian Maia Pereira, que atua há 15 anos em Sumaré e é reconhecida defensora da causa animal, e pelo advogado criminalista Leonardo Batista Magaroto, que também é engajado na defesa dos direitos dos animais na região de Piracicaba.

Encontro foi agendado por advogados que têm atuação histórica na área. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Participação ampla e debates construtivos
O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Compas) — presidido por Ernesto Suguihara —, e da ONG Viralatinhas, presidida por Tuca Suguihara. Também participaram protetores independentes, médicos veterinários, jornalistas, ONGs, associações e representantes da Associação Comercial e Industrial de Sumaré (Acias).

Durante o encontro, os participantes apresentaram demandas e sugestões consideradas construtivas, com trocas de informações técnicas e discussões sobre o aprimoramento das políticas existentes.

Compromisso com o bem-estar animal
“A reunião foi extremamente produtiva. Ficamos muito lisonjeados com a presença de todos e com o comprometimento dos participantes. A partir das sugestões apresentadas, poderemos estruturar projetos, regulamentações de lei, ações de conscientização e medidas práticas que ampliem a visibilidade da causa animal em nosso município”, destacaram os organizadores.

Segundo os advogados, o encontro reforçou o compromisso coletivo com a promoção do bem-estar animal e o fortalecimento das políticas públicas de proteção em Sumaré.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também