O Rio Piracicaba ultrapassou 5 metros de profundidade nesta quarta-feira (11), e a Defesa Civil passou a monitorar áreas críticas na cidade. De forma preventiva, o órgão já interditou a avenida Beira Rio a partir da rua Rangel Pestana, bloqueando o acesso à avenida Alidor Pecorari, que ficou tomada pela água.
A maior preocupação, segundo o monitoramento, é o perímetro entre a rampa do Largo dos Pescadores e a avenida Jaime Pereira, onde ficam os pontos mais críticos em caso de transbordamento, que ocorre quando o nível ultrapassa 5,90 metros. Os níveis de referência informados para o Rio Piracicaba são: atenção (3,21 metros), alerta (3,71 metros), emergência (4,20 metros) e extravasamento (4,78 metros).

Interdição na Beira Rio
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que a interdição ocorreu por conta da água que atingiu o bolsão localizado a partir do restaurante Porto do Sol, na avenida Alidor Pecorari. Conforme o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, nesse ponto o nível é inferior à calha do rio, o que provoca refluxo das águas da chuva para a via. “Por esse motivo, o local foi interditado de forma preventiva, evitando acidentes ou a parada de veículos”, explicou.
Um trecho da avenida Jaime Pereira também registrou poças de água, mas, segundo as informações divulgadas, o fluxo de veículos não foi interditado.

Níveis medidos e volume de chuva
Segundo o SAISP (Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo), às 11h40 o Rio Piracicaba atingiu 5,6 metros na área urbana e 4,97 metros na região de Ártemis, ambos em estado de extravasamento. Já o Rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrou 3,74 metros, permanecendo em estado de alerta.
A Prefeitura informou ainda que, conforme o pluviômetro da base da Defesa Civil, nos primeiros 11 dias de fevereiro foram registrados 176 milímetros de chuva. No mesmo período do ano passado, o acumulado do mês inteiro foi de 123,28 milímetros, volume apontado como cerca de 30% menor do que o registrado em 11 dias deste ano.

Orientação e previsão do tempo
Em caso de necessidade, a população pode acionar os órgãos de emergência pelos telefones 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil) e 190 (Polícia Militar).
A previsão indica mais chuvas nos próximos dias, com cerca de 10 milímetros acumulados nesta quinta e sexta-feira.





