Sábado, 25 Junho 2022

RMC: burocracia atrasa entrega de novos ônibus

RMC: burocracia atrasa entrega de novos ônibus

Um lote com 50 ônibus zero km está parado há pelo menos duas semanas na garagem da empresa Transportes Capellini, em Hortolândia, ainda à espera de li

Um lote com 50 ônibus zero km está parado há pelo menos duas semanas na garagem da empresa Transportes Capellini, em Hortolândia, ainda à espera de liberação por parte da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para serem integrados às linhas intermunicipais que servem cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). 

Em maio, o consórcio BUS, liderado pela Capellini e que reúne empresas do transporte regional, prometeu colocar 140 veículos novos em circulação até o final de agosto. 

A meta é baixar a média de idade da frota para 4,2 anos, como prevê o contrato de concessão das 152 linhas intermunicipais da região. O investimento total é de R$ 60 milhões. 

A entrega dos primeiros 50 coletivos desse pacote de 140 ônibus foi feita em 30 de maio, durante a inauguração da Ponte Estaiada, em Hortolândia, com a presença do governador João Dória (PSDB). Agora, um segundo lote de ônibus, com mais 50 unidades, aguarda liberação para circular. 

"PRÓXIMOS DIAS" 

Segundo informou ontem a EMTU, os novos veículos estão já estão emplacados e com documentação regular. 

"Nos próximos dias estão programadas a instalação dos validadores eletrônicos e a certificação dos tacógrafos pelo Inmetro. A previsão é de que os veículos entrem em operação nas linhas intermunicipais da RMC na segunda quinzena deste mês", informou, em nota, a estatal responsável pelo gerenciamento das linhas intermunicipais. 

Já a assessoria do consórcio Bus afirmou que a questão dos tacógrafos "deve ser resolvida até esta sexta-feira (13)" e que a instalação dos validadores pode ser feita em pouco mais de dois dias. "Apesar de não ser algo que depende apenas do consórcio, a expectativa é ter esses ônibus na rua em 10 dias", declarou. 

Os veículos novos são equipados com dispositivos de acessibilidade para cadeirantes, wi-fi, ar-condicionado e tomadas USB. Eles têm capacidade para transportar 76 passageiros cada (34 sentados e 42 em pé). Do ponto de vista ambiental, o seu motor diesel Euro V emite menos poluentes na atmosfera. 

 
Por Walter Duarte

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/