
O Governo do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira (29) em Campinas, a primeira audiência pública para apresentação e debate do projeto de concessão do Sistema Adutor Regional das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SAR-PCJ).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos e pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e integra o pacote estadual de investimentos voltado à segurança hídrica.
A audiência presencial ocorre a partir das 14h, no Paço Municipal de Campinas. Uma segunda audiência está programada para o dia 2 de fevereiro de 2026, às 10h, em formato virtual, permitindo a participação remota de interessados. Para se manifestar, é necessária inscrição prévia por meio de formulário disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, dentro dos prazos estabelecidos.
Ampliação da captação e adução de água
O projeto do SAR-PCJ tem como objetivo ampliar o sistema de captação e adução de água nas bacias PCJ, além de contemplar a operação e manutenção das barragens de Pedreira e Duas Pontes e da Unidade de Tratamento de Rio do Camanducaia. O investimento estimado ao longo dos 30 anos de concessão é de R$ 1,9 bilhão, incluindo obras, operação e infraestrutura necessária para reforçar a resiliência hídrica da região.
A área de abrangência envolve 21 municípios. Campinas será contemplada com a implantação de uma adutora de 7,1 quilômetros, com captação no Rio Jaguari, a jusante da barragem de Pedreira, atravessando a zona rural até uma estação de tratamento a ser instalada no bairro Gargantilha. Também estão incluídas cidades como Americana, Amparo, Atibaia, Hortolândia, Limeira, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, entre outras.
Benefícios esperados
Entre os resultados previstos estão a regularização das vazões dos rios Camanducaia e Jaguari e das barragens de Pedreira e Duas Pontes, com incremento de até 17 mil litros de água por segundo, além da preservação da qualidade dos mananciais e maior regularidade no abastecimento, considerando o crescimento populacional e os efeitos das mudanças climáticas.
Consulta pública
A consulta pública sobre o projeto permanece aberta até 10 de fevereiro de 2026. As contribuições devem ser encaminhadas por escrito, utilizando formulário próprio disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, para o e-mail [email protected].
Apenas as manifestações enviadas dentro do prazo e com todas as informações exigidas serão consideradas para o aperfeiçoamento da proposta antes da publicação do edital de concessão.





