Dos 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), oito aparecem no top 100 do ranking de Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil. O levantamento, realizado pela empresa de consultoria Urban System, foi divulgado anteontem. Campinas é a cidade mais bem colocada da região, ocupando a 4ª posição. Dentre as oito cidades da RMC, quatro melhoraram sua colocação em relação a 2017, enquanto outras quatro perderam posições.
O estudo analisou 70 indicadores, divididos em 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Além do ranking geral, também foram divulgados rankings temáticos, com as 50 melhores de cada setor.
O principal objetivo do estudo, realizado desde 2015, é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Mais de 500 cidades foram analisadas no Brasil.
De 2017 para 2018, Campinas saltou quatro posições, indo de 8º para 4º lugar. A cidade também se destacou nos rankings temáticos: 2º em economia, 3º em empreendedorismo, 5º em mobilidade e 5º em tecnologia e inovação.
No entanto, a cidade perdeu posições em outros setores: urbanismo (10º para 11º), meio ambiente (14º para 30º) e educação (22º para 25º). Pela primeira vez a cidade apareceu no top 50 de segurança, na 36ª posição.
O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira (PSB), esteve em São Paulo anteontem para participar do anúncio. Um troféu simbólico foi entregue à cidade.
“A importância deste ranking é que o levantamento realizado pela Urban Systems mostra para o país inteiro a importância da tecnologia e incentiva todos os municípios a se atualizarem e se tornarem cidades inteligentes”, afirmou Henrique Magalhães.
Na RMC, as cidades que melhoraram suas posições de um ano para outro foram Campinas, Vinhedo, Itatiba, Valinhos. As que pioraram no ranking geral foram Jaguariúna, Americana, Indaiatuba e Paulínia. Confira o quadro nesta página.
RANKINGS TEMÁTICOS
Entre as cidades com 50 mil a 100 mil habitantes, Vinhedo se destaca em dois setores: é a primeira em Tecnologia e Inovação, e também em Governança.
No primeiro setor são avaliados fatores como extensão de fibra ótica, velocidade e conexões à Internet, patentes, bolsas CNPQ, entre outros indicadores. Já em Governança, são analisados fatores como investimento em Transparência e Lei de Acesso a Informação, escolaridade do prefeito, canais participativos – valorização dos conselhos municipais, e investimentos em emprego e renda, educação e saúde.
“Esse resultado coroa as ações que temos desenvolvidos nos últimos anos, como o projeto de Cidade Digital, um modelo no Brasil e que traz tantas facilidades para os moradores, e também os investimentos em Transparência, com a criação de canais participativos e valorização dos conselhos”, afirmou o prefeito Jaime Cruz (PSDB).
Ainda nos rankings temáticos, Jaguariúna ocupa a 5ª posição geral em Economia. Se o corte for reduzido para as cidades de até 100 mil habitantes, o município lidera o segmento.
Em Segurança, sete cidades da RMC aparecem entre as 50 melhores. Paulínia tem a posição mais alta: 6º lugar.