
Após mais de uma semana de silêncio, os prefeitos de Americana, Chico Sardelli (PL), e de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PL), posicionaram-se contra a instalação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
Nesta quinta-feira (20), eles se reuniram com o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, para discutir o projeto de implantação dos pedágios. No encontro, os prefeitos reforçaram posição contrária à medida.
A mobilização dos chefes do Executivo ocorreu mais de uma semana depois de a TV TODODIA noticiar em primeira mão que o governo de São Paulo pretende instalar pórticos de cobrança nos trechos de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Diversos políticos, influenciadores e moradores das regiões afetadas já haviam criticado a iniciativa.
MUDANÇA DE DATAS
Os três pórticos de cobrança previstos para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), nos quilômetros 122, 144 e 154, deverão começar a funcionar em maio de 2027. A nova data foi divulgada durante audiência pública sobre o projeto de concessão do lote “Rota Mogiana” na sexta (14).
QUANTO VAI CUSTAR O PEDÁGIO NA SP-304?
As tarifas devem chegar a até R$ 3, segundo informações apuradas com o governo de São Paulo.
A cobrança ocorrerá por meio de reconhecimento das placas por câmeras ou de tags instaladas nos veículos.
A tarifa quilométrica terá descontos de 40% para duplicações e de 10% para faixas adicionais. Quem utilizar tag terá um desconto adicional de 5%.
IMPACTO PARA MILHÕES DE MOTORISTAS
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), ao longo de 2024 passaram pela região onde estão previstos os pedágios na Luiz de Queiroz um total de 13.505.147 veículos.
Entre 1º de janeiro e 12 de março de 2025, foram registrados 2.574.851 veículos transitando pelo trecho.
DEPUTADOS DO PT E DO PL SÃO CONTRA AS TARIFAS
Os deputados estaduais Alex Madureira (PL-SP) e Professora Bebel (PT-SP), de Piracicaba, afirmaram ser contra os pedágios em entrevistas exclusivas à TV TODODIA.
Em 2024, ambos disputaram a Prefeitura de Piracicaba: o parlamentar do PL ficou em terceiro lugar, com 23,67% dos votos (48.338 votos). A petista foi a quinta colocada, com 6,36% dos votos (12.979 votos).