quarta-feira, 24 abril 2024

Roubo e furto voltam a cair na região

Os roubos em geral e os roubos e furtos de veículos tiveram redução em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foi o que apontou a estatística da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Juntas, as cinco cidades da região tiveram redução de 27,23% nas ocorrências de roubos em geral, inclusive de carga e a banco (de 224 em novembro de 2019 para 163 em novembro deste ano), 4,34% de roubo de veículos (de 69 para 66) e 24,53% dos furtos (de 269 para 203).

O total de estupros em Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré também teve recuo de 20% (de 15 para 12) (confira o quadro abaixo).

Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia integram o 48º Batalhão, formado ainda por Monte Mor. O 19º Batalhão da PM, que abrange Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho, cumpriu as metas de redução da criminalidade, informou o major Moisés Sabino Zecheto.

Em roubos em geral, a meta em novembro era chegar a 93 ocorrências e ocorreram 52 na região, uma redução de 27,3% no comparativo mensal. “É uma redução considerável para um mês”, relatou o major.

O major disse que o Batalhão conseguiu reverter a tendência na modalidade de roubo de veículo. Em Americana, o número de roubos praticamente empatou com o ano passado e em Santa Bárbara foram quatro ocorrências a mais. Nesta modalidade, o Batalhão ficou 4,34% abaixo da meta de redução de criminalidade. “Não é uma meta confortável, mas reverteu a tendência (de aumento)”, disse o major.

“Furto de veículo é a nossa pedra no sapato. Sempre foi. Por que? Na região tem bastante furto de veículo”, afirmou o major. O sistema da PM considera furto e roubo juntos. Houve uma redução de quase 24,5% na área do Batalhão. A meta era de 208 ocorrências e foram 166 na área de abrangência.

O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara, Rômulo Gobbi, informou que o uso da tecnologia, como o videomonitoramento, totens de segurança e patrulhamento aéreo por drone, contribuem para a queda nos números. Além disso, denúncias podem ser feitas pelos telefones da Guarda Municipal: 153 e 3458-1388.

O especialista em segurança José Henrique Specie, professor universitário da PUC Campinas, disse que não é possível afirmar categoricamente que a redução dos crimes contra o patrimônio tem relação com a pandemia do novo coronavírus, porque a amostragem é pequena.

Mas acredita que a redução dos furtos e roubos, por exemplo, a residência, tenha apresentado uma queda porque as pessoas estão trabalhando mais em casa e os alunos estão tendo aulas on-line.

O especialista mencionou que há necessidade de investimentos constantes em segurança, especialmente em qualificação e em meios mais eficientes para combater a criminalidade, como inteligência policial.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, informou que, feita a análise histórica dos últimos cinco anos, pode-se considerar que os índices se mantiveram em uma média, ou seja, não houve aumento significativo dos homicídios tentados e consumados na cidade.

Entretanto, se feita uma comparação, somente em relação a 2019, com certeza, verifica-se um aumento expressivo, posto que, o ano de 2019 foi atípico, registrando menores taxas de homicídios.

No que se refere à redução de índices de estupros, roubos outros, roubos e furtos de veículos, atribui-se o fato à integração entre a força policial do município (Guarda Municipal) e as do estado, bem como à realização de ações de fiscalização relativas à pandemia da Covid-19.

Realizada em todas as regiões da cidade por agentes da prefeitura, com a participação da Guarda Municipal, de forma ostensiva, a medida também contribuiu para a redução de oportunidades para práticas delituosas, entende a Administração.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também