domingo, 6 abril 2025
MANUTENÇÃO EM RUAS

Ruas entre cidades vizinhas ficam abandonadas pelo poder público

Logradouros que ficam na divisa entre Americana e Santa Bárbara precisam de obras, mas impasse entre as prefeituras impede a manutenção; desta forma vereador de Americana, Lucas Leoncine (PSDB), está em busca por respostas há meses para resolver a situação de abandono
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução Redes Sociais

A manutenção do asfalto de ruas que ficam no limite entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste vem gerando polêmica há meses. Por estarem na divisa dos municípios, as prefeituras não definem quem é a verdadeira responsável pelas obras e o problema fica para os moradores que passam pelos locais todos os dias.

As principais reclamações sobre as vias são a alta quantidade de buracos e as faixas de pedestres que estão parcialmente apagadas.

Sendo procurado há meses pelos habitantes das regiões que passam por esse problema, o vereador de Americana, Lucas Leoncine (PSDB), protocolou um requerimento, no dia 04 de maio, junto a Prefeitura de Americana, com o objetivo de entender de quem é a responsabilidade para resolver essa solicitação.

Em suas redes sociais, o vereador resolveu gravar um vídeo relatando os problemas e as dificuldades em solucioná-los, devido a esta situação de empurra entre as prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’ Oeste.

“Passando aqui para falar a respeito de uma demanda que levantamos aqui na cidade. A pouco tempo atrás nós tratamos a respeito das ruas da divisa entre as cidades de Americana e Santa Bárbara d’ Oeste, inclusive uma demanda que os moradores nos chamaram para conversar, que nos levantamos e fizemos um requerimento para a prefeitura pedindo informações, de quem era a responsabilidade e como fica a manutenção destas ruas […].O tema é tão interessante que repercutiu tanto nos meios de comunicação […]”.

O requerimento do parlamentar foi referente a três ruas específicas, onde os impasses começaram a ser identificados. São elas: Rua Domingos Justo, na Vila Omar; Rua Francisco Corat, na Vila Dainese; e a Rua Ângela Carolina Campari Pace, no Jardim Brasília.
A equipe do TodoDia conversou com o vereador de Americana, Lucas Leoncine (PSDB), que entregou um requerimento, em maio, em busca de respostas sobre o responsável real dessa situação.

Desde então, Leoncine afirma estar dialogando com a Secretaria de Obras de Americana. A resposta que recebeu em junho foi de que é necessário um convênio entre as cidades, e que a situação já está no Departamento Jurídico, setor no qual o vereador também diz manter contato.

“Eu acredito que nossa cobrança foi entendida pela administração de Americana, falta alinhar com Santa Bárbara d’Oeste. Mas vamos conseguir resolver essa situação”, afirmou o parlamentar.

Em contato com a reportagem, Leoncine relatou que recebeu uma ligação do prefeito de Americana, Chico Sardelli, nesta sexta-feira (7), e que foi dito pelo chefe do executivo que se for preciso vai até Santa Bárbara para conversar com o prefeito Rafael Piovezan.

Assumindo a busca por respostas, Lucas Leoncine contou que continua recebendo várias mensagens de moradores que estão passando pela mesma situação em diferentes bairros. “Estou percebendo que a situação é bem maior que as três ruas do meu requerimento”, concluiu.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também