sábado, 23 novembro 2024

S. Bárbara vira referência para armazenar soro contra picada de escorpião

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste foi homologada ontem como novo centro de referência na região para recebimento e armazenamento de soro antiescorpiônico. Até então, esse tipo de medicamento só estava disponível na região no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana.

Segundo informou ontem a Prefeitura de Santa Bárbara, desde 23 de novembro as ampolas de soro estão disponíveis no PS (Pronto-Socorro) “Dr. Afonso Ramos”, onde são armazenadas em câmaras específicas.

O soro antiescorpiônico é produzido no Instituto Butantan, em São Paulo, e não é comercializado.

A distribuição do medicamento é de competência exclusiva do Ministério da Saúde e do Governo de São Paulo, que definem os municípios de referência para armazenar o soro em cada região do Estado.

Santa Bárbara foi o único município da região a registrar uma morte este ano em decorrência de picada de escorpião.

No dia 7 do mês passado, uma menina de 10 anos morreu após ser picada duas vezes. Ela foi socorrida ao PS da cidade, que não tinha o soro escorpiônico e solicitou a Americana.

Mas ela morreu antes da chegada do medicamento, cerca de uma hora após dar entrada no PS.

Conforme a Administração Municipal, desde o ano de 2003 foi necessária a aplicação do soro em apenas 0,6% dos casos de acidentes com picadas de escorpião no município.

Em 99,4% dos casos, as demais ações de bloqueio com medicamentos foram suficientes para a recuperação do paciente. O soro, geralmente, é utilizado em crianças.

“Diante dos fatos recentes, o prefeito Denis Andia solicitou mais uma vez, e veementemente, que o município recebesse o soro antiescorpiônico. Desta vez o pedido foi atendido”, disse ontem a prefeitura, em nota oficial.

A orientação, em casos de acidentes, é procurar o PS Afonso Ramos, na Rua do Trigo, 1005, Jardim Pérola. O telefone é (19) 3457-9900.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também