domingo, 3 agosto 2025
OPINIÃO PÚBLICA

Saiba quem são os vereadores mais atuantes de Piracicaba, segundo pesquisa Ágili/TODODIA

O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 12 de julho de 2025, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%
Por
Airan Prada e Cássia Fossaluza

A terceira reportagem da série sobre a pesquisa Ágili Pesquisas/TODODIA, que mapeou a opinião dos eleitores de Piracicaba sobre a prefeitura e a Câmara Municipal, revela os vereadores mais citados pela população quando questionada sobre quem mais trabalha pela cidade.

As duas primeiras reportagens trataram da aprovação do prefeito Helinho Zanatta (PSD) e da comparação entre sua gestão e a do antecessor, Luciano Almeida (PP). A divulgação ocorre neste mês de agosto, que marca as comemorações pelos 258 anos da cidade.

Tucano lidera

No topo do ranking, aparece André Bandeira (PSDB), mencionado por 6,80% dos entrevistados. Em segundo lugar, está Cássio Fala Pira (PL), com 6,40%, seguido por Laércio Trevisan Jr. (PL), citado por 5,70% dos eleitores. Todos já exerceram mandatos anteriores: Bandeira está na sexta legislatura; Fala Pira, na segunda; e Trevisan, na quinta.

Infográfico mostra os três vereadores mais atuantes em Piracicaba, de acordo com os eleitores ouvidos pela pesquisa Ágili/TODODIA

A lista dos dez vereadores mais lembrados se completa com Wagnão (PSD – 4%), Ary Pedroso Jr (PL – 3,40%), Renan Paes (PL – 3%), Pedro Kawai (PSDB – 2,80%), Thiago Ribeiro (PRD – 2,30%), Felipe Gema (Solidariedade – 2,30%) e Gustavo Pompeo (Avante – 1,90%).

Apenas Paes e Gema ocupam uma cadeira no Legislativo pela primeira vez.

Infográfico mostra os demais vereadores mais atuantes em Piracicaba, de acordo com os eleitores ouvidos pela pesquisa Ágili/TODODIA

População demonstra distanciamento da Câmara Municipal

Por outro lado, 25,30% dos entrevistados afirmaram que nenhum vereador se destaca atualmente, e 23,80% não souberam ou preferiram não responder. Esses dois grupos somam 49,10%, quase metade do eleitorado.

Avaliação da Câmara revela divisão no eleitorado

A percepção dos eleitores sobre a atuação coletiva da Câmara Municipal de Piracicaba está praticamente dividida. Conforme o levantamento, 42,10% disseram aprovar o desempenho dos parlamentares, enquanto 41,80% declararam reprovação. Outros 16,10% não souberam ou não quiseram opinar.

Crise de visibilidade ou de representatividade?

O doutor em filosofia e especialista em filosofia política Daner Hornich analisou os números.

“Quase metade da população de Piracicaba não conhece o trabalho dos vereadores e das vereadoras e muitos deles não conhecem nem mesmo os nomes; é um dado preocupante. Pela pesquisa, vemos que a população não foi ainda alfabetizada para as questões políticas da cidade, há uma falta de conhecimento sobre o que de fato é para o bem comum para Piracicaba”, enfatiza. 

O doutor em filosofia e especialista em filosofia política Daner Hornich durante entrevista à TV TODODIA

Vice-presidente analisa os dados

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Rafael Boer (PRTB), o índice de desconhecimento é preocupante.

O parlamentar acredita que a responsabilidade sobre a representatividade também é compartilhada com a sociedade. “A população precisa se integrar mais, participar das sessões, acompanhar os projetos e buscar as fontes corretas de informação”, relata.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Rafael Boer (PRTB), falou com a reportagem da TV TODODIA

Boer enfatiza que os canais oficiais da Câmara estão sempre atualizados e apresentam todas as indicações, os projetos e os requerimentos de todos os parlamentares, além da participação popular em audiências públicas e tribuna livre. 

Dados demográficos

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 12 de julho de 2025, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Foram ouvidos 800 moradores de Piracicaba, todos maiores de 16 anos, sendo 47% homens e 53% mulheres. Do total, 11% têm entre 16 e 24 anos, 18% entre 25 e 34, 21% entre 35 e 44, 25% entre 45 e 59 e 25% têm 60 anos ou mais. Quanto à escolaridade, 80% têm até o ensino médio completo e 20% concluíram o ensino superior.

Gráfico mostra dados demográficos da pesquisa Ágili/TODODIA

O levantamento utilizou o sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os entrevistados responderam a um questionário estruturado com opções randomizadas automaticamente via software, garantindo a representatividade da amostra.

Sobre a TV TODODIA

A TV TODODIA, localizada em Americana, é reconhecida por cerca de 50 mil moradores de Piracicaba, segundo estimativa da pesquisa Ágili/TODODIA.

No mês de agosto, no qual Piracicaba comemora 258 anos, a emissora divulga uma série de matérias sobre levantamentos da gestão do prefeito Helinho Zanatta e da atuação dos vereadores da cidade.

A emissora está disponível, em Piracicaba, no canal 8 da Claro TV e no streaming tvtododia.com.br — garantindo acesso gratuito e multiplataforma ao conteúdo produzido sete dias por semana, há 35 anos.

O Grupo TODODIA também possui mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, que podem ser encontradas no Instagram, no Facebook e no YouTube.

Saiba mais sobre o Instituto Ágili Pesquisas

Com mais de 20 anos no mercado, o Instituto Ágili Pesquisas está entre as principais organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país.

O Ágili recebeu nota B no último ranking de pesquisas do Pindograma, ferramenta que analisa o histórico de confiabilidade de organizações do gênero no Brasil.

Além disso, o Ágili é um dos institutos que compõem o Índice CNN, agregador de levantamentos eleitorais usado pela emissora de notícias CNN Brasil na cobertura das eleições municipais de 2024.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também