quinta-feira, 18 abril 2024

Salto Grande: CPFL diz ter retirado 36% dos aguapés

Responsável pela PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Americana, a CPFL Renováveis divulgou ontem já ter retirado 100 dos 275 hectares de plantas aquáticas que ocupam boa parte da Represa de Salto Grande. 

O volume considera o total de vegetação descartado nos últimos sete meses, desde que a ação de remoção mecânica (por meio de máquinas e caminhões) das macrófitas (aguapés) foi retomada, em dezembro de 2018. 

A companhia contabiliza já ter retirado do reservatório mais de 10.600 viagens de caminhões de plantas do local. 

A redução corresponde a 36% da quantidade devegetação presente na represa em agosto de 2018. 

A área de “aguapés” retirada é equivalente a 119 campos de futebol, segundo a assessoria de imprensa da concessionária. 

A meta da CPFL Renováveis é atingir a marca de 80 hectares de macrófitas no reservatório até o primeiro semestre de 2020. 

A quantidade é considerada “ideal” devido ao poder “purificador” da planta, que remove da água nutrientes decorrentes do despejo de esgotos. 

A remoção mecânica foi retomada em 6 de dezembro do ano passado, após 11 meses suspensos para a realização de um estudo sobre o ciclo de vida dos aguapés. 

O serviço é feito com o uso de três caminhões, duas escavadeiras, dois barcos e um trator aquático, além de dez funcionários. 

O estudo desenvolvido no período, além de revelar o potencial filtrante das plantas, apontou alternativas incluídas no plano de manejo das macrófitas, em análise desde abril pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A quantidade de aguapés no reservatório precisa ser aprovada pelo órgão ambiental. 

Em nota emitida ontem, a CPFL Renováveis reforçou que a baixa qualidade da água do Rio Atibaia cria um ambiente propício para a proliferação de aguapés, e esclareceu que tem contribuído para melhorar as condições de ocupação de macrófitas no reservatório. 

“O intenso trabalho que a CPFL Renováveis realizou até o momento já resultou em uma significativa redução de mais 100 hectares da área ocupada pelas plantas aquáticas no reservatório.”, informou a concessionária. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também