A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste comemorou um ano da implantação do serviço de Família Acolhedora chamado ‘Ninho’, um serviço de acolhimento familiar para atender crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que não podem permanecer em sua família de origem por ordem judicial.
O prefeito de Santa Bárbara Rafael Piovezan (MDB) explicou que, atualmente, seis famílias realizam o acolhimento e nove famílias estão cadastradas no programa. Quem tiver interesse em participar do acolhimento, deve acessar o site, através do banner “Ninho-Família Acolhedora”. As informações para cadastro também podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp (19) 34540795 ou presencialmente na Rua Dante Tortelli, 51, na região central de Santa Barbara. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
“Nós temos mais um acolhimento acontecendo hoje. É mais uma vida que estamos colocando em uma família preparada espiritualmente. Essa família vai encontrar o espaço para oferecer amor, respeito e carinho, no momento mais vulnerável dessas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.
O acolhimento funciona de maneira temporária para oferecer condições às crianças e adolescentes, com o objetivo do retorno aos seus familiares. Desde o início do ‘Ninho’, em outubro do ano passado, 31 famílias já se cadastraram, segundo a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.
Crianças da Igreja Presbiteriana do Jardim Américo fizeram uma apresentação de ballet na abertura do evento, realizado no Anfiteatro Municipal.
Uma das famílias acolhedoras
O casal Carine Delfino e Cleber Delfino acolhe uma criança e comentou sobre a experiência. “Sou funcionário público e a primeira entrevista foi em julho. O guarda roupa dela está maior do que o meu”, comentou Cleber. Carine detalha como está sendo o processo de acolhimento.
“Nós resolvemos ajudar essas crianças de uma maneira melhor. Conhecemos o projeto e tivemos uma experiência incrível. Ela é uma luz que chegou à nossa casa. É impressionante ver o sorriso dela e ver que todas as pessoas a receberam com muito carinho”, disse Carine.