O “Agita Galera” é um projeto da Secretaria da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Na manhã desta sexta-feira, 30, os alunos da escola estadual Ulisses de Oliveira Valente participaram do projeto no CSU (Centro Social Urbano). O evento contou com atividades físicas, e de convívio, além de uma apresentação de lançamento de foguetes, realizada no campo do futebol.
A supervisora de ensino da DER (Diretoria de Ensino de Americana), Bruna Mioto, acompanhou o evento, e afirmou que o projeto está em operação há algum tempo na Rede Estadual, envolvendo as escolas na busca pela atividade física e no desenvolvimento social.
“O ‘Agita Galera’ é uma prática consolidada dentro da Secretaria de Educação, dentro de todo o Estado de São Paulo. Todas as escolas, hoje, estão fazendo alguma atividade física, que envolve aspectos sociais e físicos. Para a escola Ulisses, vir aqui para a praça e fazer atividades de vôlei, caminhada, piquenique e hoje, lançamento de foguetes, é um dia diferente”, avaliou a supervisora da DER, Bruna Mioto.
O diretor da escola Ulisses, Edmar Ferreira da Silva, observou que esse evento é, além de uma iniciativa à atividade física, uma possibilidade de atribuir ao aluno um momento de descanso no calendário escolar.
“Nós estamos no início do terceiro trimestre, de certa maneira já há um acúmulo de cansaço do ano todo. Então, um movimento como esse incentiva os alunos à prática de atividades físicas. Então, o ganho pedagógico é muito grande, o ganho de convivência é muito grande e o ganho para o clima da escola é muito grande”, avaliou o diretor do Ulisses Edmar Ferreira da Silva.
Presente também no evento, o professor de Física e Matemática da escola Ulisses, Luis Fernandes Aguiar, que acompanha os alunos no projeto de lançamento de foguetes e na participação na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), disse que há uma ação em busca recursos para levar os alunos à competição que vai acontecer em novembro, no Rio de Janeiro.
“Alguns alunos da escola irão participar da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) que irá acontecer em novembro em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
“Nós estamos fazendo uma vaquinha para buscar recursos para custear os alunos nos dias do evento. Quem desejar fazer alguma doação, pode entrar em contato com a escola Ulisses para levarmos os alunos”, informou o professor Luis Fernandes.
