sexta-feira, 12 setembro 2025
INCLUSÃO

Apae de SB participa de atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Programação inclui também a Semana Estadual de Prevenção às Deficiências
Por
Anderson Junque

A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Bárbara d´Oeste realiza uma programação voltada à pessoa com deficiência, que se iniciou no dia 21 de agosto e termina nesta quarta-feira, dia 28. As ações tem o objetivo de despertar à prevenção da deficiência. A TV Todo Dia conversou com duas profissionais da entidade, no município, que detalharam sobre a importância do planejamento com foco em ações locais.

A psicóloga da entidade, Janete Filleti, contou que a programação em Santa Bárbara envolve uma série de ações, que pretendem divulgar o trabalho da Apae, destacando os direitos das pessoas com deficiência.

“Essa semana é comemorada todos os anos. É um movimento nacional, então não é somente a Apae de Santa Bárbara que comemora essa semana. Aqui na Apae nossa divulgação acontece em rádio, jornal e tevê. Aqui [em Santa Bárbara] a gente teve o Rock Fest e a Apae ficou com o estacionamento, ação que faz parte da comemoração, e nós estamos divulgando o nosso trabalho, se fazendo presente na sociedade. Na quinta-feira vai acontecer a dança, que vai ser na escola Arruda Ribeiro, às 9h. É mais uma oportunidade de divulgarmos o nosso trabalho, da pessoa com deficiência saber que tem seus direitos, e que a gente precisa lutar por isso”, avaliou Janete Filleti.

A coordenadora de saúde da Apae, Vanda Sely Rebelato Camponez do Brasil, destacou que a programação busca, também, conscientizar sobre os cuidados no sentido de se evitar uma deficiência.

“Essa semana acontece todo ano de 21 a 28 de agosto com o objetivo de conscientizar as pessoas que a prevenção é a solução. Então, esse é a semana de prevenção às deficiências junto com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A gente sabe que 70% das deficiências podem ser evitadas e para isso existem cuidados antes, durante e depois do nascimento. Então, o pré-natal tem de acontecer, as vacinas tem de acontecer. As gestantes também devem tomar o cuidado de não tomarem uma medicação sem que o médico receite”, explicou Vanda.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também