quarta-feira, 27 agosto 2025
LEGISLATIVO BARBARENSE

Câmara de Santa Bárbara presta homenagem a Romeu Romi e aprova três projetos em sessão

A pauta previa inicialmente a votação de três proposituras e 15 moções, mas outras duas matérias foram incluídas durante a reunião
Por
Felipe Gomes

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste realizou, nesta terça-feira (26), uma sessão marcada pelo luto pela morte do engenheiro e empresário barbarense Romeu Romi. Mais de cinco vereadores registraram pesar pela perda, destacando a importância do legado deixado ao município.

“Gostaria de pedir um minuto de silêncio pelo falecimento do senhor Romeu Romi, pessoa que representa nossa cidade na questão das Indústrias Romi. Quando se fala da Indústria, automaticamente já se é sinônimo de Santa Bárbara”, afirmou o presidente do biênio, Kifu.

Dia movimentado

A pauta previa inicialmente a votação de três projetos e 15 moções, mas outras duas matérias foram incluídas durante a reunião, totalizando 17 moções aprovadas. O encontro também contou com a presença do ex-prefeito Zé Maria, que ressaltou a necessidade de integração entre Executivo e Legislativo.

“Gostaria de ressaltar a importância do Legislativo nas direções que cada município, cada país, cada estado deve seguir. Esta Casa, ao longo de 14 anos em que convivi, me levou a ter absoluta certeza de que as conquistas mais legítimas partem do Legislativo, e não do Executivo. Cabe ao Executivo transformá-las em realidade”, declarou o ex-prefeito.

A sessão foi marcada por homenagens a Romeu Romi, aprovação de projetos de lei e 17 moções. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Santa Bárbara

Outras pautas

Entre os projetos votados, ganhou destaque o projeto de lei de autoria do vereador Alex Dantas (PL), que institui o programa “Juntos Contra o Silêncio” e a “Caminhada pelo Enfrentamento e Prevenção do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, agora parte do calendário oficial da cidade. Também foram aprovados dois decretos legislativos que concedem o título de “Cidadão Barbarense” a Bruno Zancan Feliciano, indicado pelo vereador Tikinho TK (DC), e a João Antônio Martini Junior, por iniciativa de Juca Bortolucci (MDB).

As moções abrangeram desde pedidos de reforço da segurança, como a ampliação da Ronda Escolar e do efetivo do Corpo de Bombeiros, até manifestações de repúdio, como a coletiva contrária à revogação de decreto federal que garantia proteção da vida desde a concepção. Outras abordaram a preocupação com a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Também foram registradas homenagens à Padaria Nunes, pelos 10 anos de atividades; ao ator barbarense Lucas Agrícola, intérprete de Pelé em série da Netflix; a policiais militares por atuações de destaque; à Escola Estadual Coronel Luiz Alves, que completa 50 anos; e ao Laboratório da Dança Fernanda Araújo, reconhecido internacionalmente pela participação na final do Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Nova Iorque.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também