Filhotes Maya e Kira são integradas à corporação, que agora possui cinco cães, e vão atuar na localização de drogas e proteção dos patrulheiros em ação
As duas novatas irão se somar à equipe que já conta com Aquiles e Tandera, filhos de Jade, que também integra o Canil. No total, portanto, são cinco cães disponíveis para trabalhar com os guardas na detecção de entorpecentes, proteção durante a atuação, além de promover ação social junto à comunidade.
Maya foi adquirida de um outro canil e já completou 100 dias de vida. Ela recebe treinamento para detecção de entorpecentes e veio para substituir Urso, que se aposentou e está sob os cuidados do inspetor aposentado Cainelli, que era responsável pelo Canil. Outro integrante que se aposentou recentemente foi o Sheik, que foi adotado pelo subinspetor Adenilson.
Já Kira, filha de Jade, será preparada para cumprir o papel de proteção dos guardas durante atuação. Ela está com 120 dias e vacinada. O treinamento dura entre 18 e 24 meses.
Canil
Implantado em 2013, o Canil já ganhou o primeiro lugar na etapa estadual do 9º Campeonato de Cães de Polícia entre Guardas Civis Municipais do Brasil, em maio de 2017.
Os cães compõem o efetivo que realiza serviços de patrulhamento preventivo e ostensivo e, também, atuação social. O responsável pelo Canil da Guarda Municipal é o subcomandante Reginaldo Dias dos Santos.