Com as chuvas deste último final de semana, os bairros rurais do Cruzeiro e Vale das Cigarras, em Santa Bárbara d’Oeste, sofreram estragos nas estradas de acesso com o volume de água. Valetas de quase um metro de largura impedem moradores de sair de casa e o descaso da prefeitura acontece há anos com falta de tubulação para a água escorrer sem causar tantos buracos.
Segundo o auxiliar de reposição, Gabriel Verzignassi, devido às chuvas intensas que ocorrem nesta época e no verão, as ruas que não têm asfalto e que são a maioria no bairro, acabam sendo afetadas por buracos e valetas. “Quando é realizada a colocação de cascalho o serviço é mal feito, como ocorre na minha rua, Otávio Angoline, onde o asfalto está desnivelado por não ter galeria e a água desce toda por um único lado arrastando tudo”, disse ele.
Outro morador, Hamilton Capeleti, contou que desde que começaram as chuvas fortes que as valetas se formaram: “a prefeitura passou a máquina, mas fizeram um serviço mal feito e daí ficou pior do que estava antes, eu tenho um filho que é deficiente e se, de repente, tiver que sair com ele em uma hora de chuva, com um buraco desses não vou nem conseguir sair, a gente paga IPTU e para onde vai esse dinheiro, porque a prefeitura não dá a assistência que a gente precisa”, explicou Capeletti.
Além deles, Eliane de Souza explica que a caída da água da chuva sempre vai para a casa dela, pois não há tubulação na rua, e no ano passado tudo chegou a virar virou uma piscina dentro de sua residência. “Meu marido é caminhoneiro e não tem onde estacionar o caminhão, em frente à minha casa com uma valeta dessa de quase um metro e que pode quebrar o eixo do caminhão dele”, desabafou a moradora.
Questionada pela reportagem da TV TODO DIA, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a manutenção de estradas rurais é realizada como forma de rotina seguindo cronograma, porém em períodos de chuva a demanda por esse tipo de serviço aumenta bastante. Como choveu muito na última sexta-feira (15), algumas vias foram mais prejudicadas, mas nesta segunda-feira (18), equipes já trabalham na manutenção de vias no Vale das Cigarras e seguirá para o Cruzeiro do Sul.
Estragos nas ruas
Chuvas intensas isolam moradores de áreas rurais em Santa Bárbara d’Oeste
Estradas do Cruzeiro e Vale das Cigarras ficam quase intransitáveis após fortes precipitações e Prefeitura inicia operação de recuperação, mas moradores cobram soluções definitivas