Iniciativa visa proporcionar local confortável para as mulheres amamentarem seus filhos nas unidades escolares
Por Nayara Lourenço
As creches municipais de Santa Bárbara d’Oeste estão organizando o ‘cantinho da amamentação’, com o objetivo de proporcionar um local confortável para as mães amamentarem seus filhos.
A Rede Municipal de Ensino atende bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade em 27 unidades no município. A ação visa incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. No entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde), a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Ministério da Saúde recomendam que a amamentação ocorra até os dois anos de idade.
O leite materno é essencial para o desenvolvimento infantil e possui diversos benefícios para os bebês, além de contribuir com a saúde materna. Para as crianças, o aleitamento protege contra diarreias, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade.
Já para as mães, a amamentação contribui com a recuperação do pós-parto, diminui o risco de câncer de mama e ovários, reduz o risco de diabetes, hipertensão, infecção do trato urinário, anemia e aumenta a a autoestima da mulher.