O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste realizou recentemente, uma ação de desobstrução na rede de esgoto da Rua Gabriel Pereira de Brito, no Jardim Dona Regina. A operação foi necessária devido ao descarte irregular de diversos objetos que provocaram o entupimento e o transbordamento do esgoto, causando mau cheiro e transtornos para os moradores da região.
Entre os materiais encontrados na rede, estavam lenços umedecidos, papel higiênico, pedras, tecidos e até uma peça de roupa íntima. A equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto), trabalhou na limpeza manual e utilizou um caminhão hidrojato para normalizar o fluxo de esgoto. Além disso, os técnicos relataram casos inusitados, como a retirada de um tapete e materiais de entulho da tubulação.
De acordo com o diretor-superintendente do DAE, Laércio Andia Júnior, o descarte irregular de materiais na rede de esgoto é um crime que pode causar prejuízos significativos à saúde pública e ao patrimônio. Ele reforçou que a tubulação e o sistema de tratamento são projetados apenas para dejetos humanos e água utilizada em atividades domésticas, como banho e limpeza.
“Materiais como fraldas descartáveis, garrafas pet, embalagens, absorventes, preservativos e restos de construção não são tratados pelo sistema de esgoto. Tudo que entra fora do previsto causa problemas, tanto no bombeamento quanto no tratamento”, explicou Laércio.
O diretor também destacou que os poços de visita, conhecidos como “bueiros”, são frequentemente utilizados de maneira indevida para o descarte de lixo e entulho, o que é totalmente ilegal. Ele alertou que qualquer pessoa flagrada cometendo esse tipo de ação pode ser responsabilizada por crime contra o patrimônio público.
O DAE reforça ainda, a importância da conscientização da população sobre o uso correto do sistema de esgoto. A orientação é que apenas dejetos humanos e água utilizada no banho, na pia da cozinha ou na área de serviço sejam descartados no sistema.
A autarquia pede à população que colabore, descartando o lixo de forma correta e cuidando para que os poços de visita não sejam usados como depósito de resíduos.