O casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia partem, em julho, para a expedição literária “Caminhos Fernando Sabino”. Trata-se de uma aventura por Minas Gerais e Rio de Janeiro em busca de elementos da vida e da obra do escritor mineiro no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.
A expedição terá duração, aproximada, de três semanas, passando por pelo menos dez cidades nos dois estados, com um total de três mil quilômetros de estrada. O percurso será feito de carro, um 4×4, saindo de Piracicaba e Campinas, no interior de São Paulo, onde eles moram.
Esta é a segunda expedição literária realizada pelo casal. A primeira aconteceu em janeiro de 2022 quando viajaram ao Rio Grande do Sul em busca dos passos de outro grande escritor brasileiro, Erico Verissimo.
Desta vez os desafios são diferentes da primeira.
“Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte e em geral seus romances se passam em Minas. Mas o escritor viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro e, como cronista, contou muito do dia a dia da cidade, em especial a zona sul. Então há dois focos muito distintos e interessantes para a expedição. E vamos ter que dar conta dos dois”, comentou Wanderley Garcia.
Fernando Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923 em Belo Horizonte. Ainda jovem, se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da vida e morreu em 2004. Morou também por curtos períodos nos Estados Unidos e Inglaterra. Foi jornalista, cronista, contista e romancista. Entre suas obras mais conhecidas estão O Encontro Marcado e O Menino no Espelho, além de várias coletâneas de crônicas e contos, como O Homem Nu, Deixa o Alfredo Falar e A Companheira de Viagem.
Mas é o romance “O Grande Mentecapto” uma das principais inspirações para o casal expedicionário. Ele conta as aventuras do personagem quixotesco Geraldo Viramundo que percorreu todo o estado de Minas e jamais saiu dele.
“Queremos encontrar os lugares que serviram de cenário para Fernando Sabino criar suas produções literárias e mostrar para o nosso público”, afirma o jornalista, que é fã do escritor desde a adolescência.
Algumas cidades que devem ser visitadas são: Ouro Preto, Mariana, Rio Acima, Barbacena, Tiradentes, Congonhas, São João Del Rei, além de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
“Há uma lista grande de outras cidades que estamos definindo, mas só vamos divulgar quando tivermos certeza de que iremos passar por lá. O desejo é visitar todas, pois são lindas e têm histórias ótimas, mas são muitas e por isso temos que escolher”, explica a jornalista Gloria Cavaggioni.
A expedição poderá ser acompanhada pelo perfil do casal nas redes sociais (@dajanenalcultural) no Instagram, Facebook, TikTok e Youtube. Quem desejar mais informações pode entrar em contato pelo whatsapp 19-98970-9502.
O casal está em contato com o Instituto Fernando Sabino, presidido por Bernardo, filho do escritor. Desta relação deve surgir uma parceria para edição dos materiais após a viagem. Bernardo inclusive já esteve em Campinas conversando com os jornalistas e discutindo a expedição e outros projetos para comemoração do centenário de Fernando Sabino.