Presença constante de aracnídeos é motivo de reclamações de moradores de diferentes regiões da cidade
Moradores de bairros de Santa Bárbara d’Oeste têm denunciado o aumento do aparecimento de escorpiões nos imóveis. Para muitos, a causa do problema é a falta de dedetização em bueiros dos bairros.
No Conjunto Habitacional Roberto Romano, os animais são encontrados subindo pelas paredes dos apartamentos. “Tenho medo de deixar meu filho andar brincar pelo prédio por causa dos escorpiões. Está demais, o bairro está infestado”, comenta a dona de casa Iracema Barbosa. Ela diz que é raro o dia que não encontra ao menos um escorpião no apartamento.
“Todo dia é dois ou três bichos desses que acho. Já avisei ao pessoal aqui de casa pra olhar bem dentro dos calçados antes de vestir, porque não temos sossego. Para piorar, moro perto de uma mata, que separa o bairro da Rodovia (Comendador Américo Emílio Romi), onde o mato está bem alto, e a gente fica ainda mais preocupada”, diz outra moradora que pediu para não ser identificada.
O mesmo tem acontecido no Residencial Bosque das Árvores. A auxiliar de serviços gerais Silvana Ferreira comenta que há cerca de um mês o síndico do prédio onde mora contratou um serviço particular de dedetização. “Estavam aparecendo vários, mas daí o síndico decidiu chamar por conta dos moradores uma empresa pra dedetizar. Mas é só passear pelo bairro pra encontrar”.
No Jardim Cavalheiro, os animais tem aparecido vindos do esgoto. “Acho que por causa do calor, eles sobem pelo esgoto e entram em casa. A gente acha todo dia pelo menos um. Já teve dia de encontrar três no quintal”, comenta uma moradora, que também pediu para não ser identificada.
PREFEITURA
Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara, uma equipe da Divisão de Controle de Zoonoses do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) esteve em visita no Conjunto Roberto Romano na semana passada para orientar os moradores quanto às providências necessárias para impedir o aparecimento de escorpiões e outros animais sinantrópicos.
“Entre o dia 1° de janeiro e 28 de fevereiro, a equipe já realizou 25 atendimentos no Conjunto Romano, três no Bosque das Árvores e nove no bairro Santa Rita, referentes a escorpiões. O setor reforça que todas as solicitações são atendidas”.
O CCZ orienta que qualquer morador que encontrar escorpião em sua residência pode solicitar a visita da equipe pelo telefone 3463-8099, pelo email [email protected] ou pelos canais de Protocolo e Ouvidoria da prefeitura.
“As ações de controle de escorpiões são realizadas de acordo com a necessidade da ocorrência solicitada pelo morador. A Divisão de Controle de Vetores possui equipe para atendimento de solicitações feitas pelos munícipes e visitas aos locais com notificação de acidentes. O munícipe pode entrar em contato pelos canais. Além disso, a Divisão realiza o mapeamento dos casos de aparecimento e acidentes com escorpiões e realiza orientações de casa em casa nos locais com alta incidência, como já foi feito nos bairros Conjunto Romano, Jardim Europa e Parque Zabani”, continua a nota.
O órgão possui também um programa de palestras em escolas municipais para orientação a respeito das medidas necessárias para impedir a entrada e proliferação de escorpiões no imóvel, bem como o que fazer em caso de acidente.