A Prefeitura estuda a construção de um cemitério vertical dentro do Cemitério Cabreúva
Dentro desse projeto, as empresas terão que preparar uma planilha de gastos e de impacto no orçamento da cidade, produzir um plano de operação e relacionar os documentos jurídicos necessários para o funcionamento do local. Santa Bárbara irá escolher a que fizer a proposta com menor custo para contratação.
A melhor empresa que der uma proposta com menor impacto para a prefeitura terá até três meses, podendo ser prorrogados, para concluir o estudo. Porém, de momento não há expectativa para o início das eventuais obras.
A avaliação da viabilidade para a construção do cemitério vertical será feita mediante análise do documento pronto e de uma visita técnica, que custará R$ 150 mil aos cofres barbarenses.
O Cemitério Cabreúva que foi inaugurado em março de 1976, tem cerca de 4 mil sepulturas e mais de 16 mil enterrados desde a inauguração. Não há vendas de novas sepulturas desde de outubro do ano 2017 por falta de espaço. A ideia do cemitério vertical, além de aumentar espaço para novos enterros, evita a contaminação do solo, e gera menos insetos.