A rotatória no Jardim Santa Rita de Cássia, localizada entre a Rua dos Tupis e a Rodovia Doutor Ernesto de Cillo, em Santa Bárbara d’Oeste, tem sido alvo de reclamações e preocupação dos moradores da região devido ao mato alto que tem tomado conta do espaço.
No local, está instalada uma réplica do Romi-Isetta, o primeiro veículo de passeio fabricado em série no Brasil, lançado em 1956, em Santa Bárbara. O monumento, que representa o pioneirismo do município, está cercado por um matagal.
O trecho de passagem de pedestres na praça está prejudicado com a invasão da vegetação. Árvores não podadas chegam a atingir dois metros de altura e o aspecto do ambiente, que poderia ser agradável, está completamente prejudicado.
![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/romi-isetta-santa-barbara-1024x538.webp)
A preocupação vai além da falta de cuidados com a zeladoria e envolve também questões de saúde. Moradora do bairro Santa Rita, Rosilene dos Santos relata que essa situação, somada a outros pontos da região, tem gerado preocupação. Uma vizinha, inclusive, já foi picada por um escorpião. “Ela passou mal, coitada, quase morreu”, contou.
![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura_de_tela_2025-02-13_085212-1024x514.webp)
Ao lado da rotatória do Romi-Isetta, está localizado o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) ‘Leonel de Moura Brizola’. A reportagem da TV TODODIA também flagrou o mato em altura preocupante dentro das dependências da escola, o que representa um risco tanto para as crianças quanto para os funcionários da unidade de ensino.
Questionada sobre o caso, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste justificou que “em virtude do período de chuvas as demandas por esses serviços aumentam consideravelmente”. A Administração Pública afirmou ainda que “intensificou os serviços de zeladoria de acordo com cronograma pré-estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente. Os serviços incluem capinação, roçagem, tapa buraco, limpeza de bocas de lobo e galerias, manutenção de estradas rurais, poda de árvores, iluminação pública, entre outros”.
Em relação ao prazo para a roçagem na rotatória no Jardim Santa Rita de Cássia, a Prefeitura não informou um prazo até o fechamento desta matéria.