Novos trechos do Mural Arte Urbana CorRedor em Movimento, em Santa Bárbara d’Oeste, receberam novas ilustrações neste sábado (7). A ação que integra o projeto Corredor Verde, por meio do programa Difusão Cult SP, trouxe a ilustração de dez artistas para transformar muros sem nenhuma vida, em uma grande exposição na entrada da cidade.
A mobilização, que acontece desde 2022, trouxe nessa edição ilustrações dos artistas Suav, Black, Yasumi, Plow, Lokls, Gabs Maria, Gabriela Pyles, Nicolas Peçonha, Julia Harumi e Rodrigo Junior. As imagens poderão ser vistas em uma das entradas da cidade na rua Profeta Malaquias, 575, no Laudissi.
Secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix explica que a proposta busca trazer mais vida para o trecho, inspirando a população e dando oportunidade para artistas da região. “A gente recebe muitos elogios das pessoas durante todo processo, desde a construção da arte. Elas passam, comentam como fica linda a entrada da nossa cidade e isso mostra como Santa Bárbara respira arte e cultura das suas mais diferentes linguagens”, destaca.
Dando sequência ao trabalho de transformação na Avenida Andrea Inácio, no Jardim São Luiz, em um espaço de 40 metros, os artistas produziram ilustrações com temas como mobilidade urbana, meio ambiente, qualidade de vida e uso da bicicleta como meio de locomoção, que se correlacionam com o contexto dos equipamentos culturais e de bem viver a que a via oferece acesso. Assim os eixos temáticos somam aos objetivos sustentáveis pretendidos com a criação do percurso e suas múltiplas finalidades, incluindo ecológica, recreativa, social e cultural.
Essa ação integra o início do “Corredor Verde” de Santa Bárbara d’Oeste, que tem ponto de partida em umas das principais entradas da cidade, percorrendo áreas de preservação e qualidade de vida, como o Parque Araçariguama e o Parque dos Ipês, passando pelo Centro de Cultura Ambiental, finalizando no encontro com um dos trechos do Corredor Metropolitano, dando continuidade ao primeiro mural realizado em 2022. A total serão mais de 120 metros de arte muralista integrando o trabalho de 30 artistas ao longo dos últimos três anos. “Esse muro é grande, estamos no terceiro ano do projeto e a perspectiva é claro, tomarmos o muro inteiro”, finaliza o secretário.
Confira o currículo dos artistas do “Mural CorRedor em Movimento 2024”:
Bruno Ottenio, Suav, em 2014, inspirado por motivações pessoais e profissionais, o graffiteiro Suav inicia o caminho de construção de sua identidade. Desde então, voltado à rua, encontra nos espaços urbanos uma forma de expressão democrática da arte. Priorizando letras e bombs, Suav deixa sua marca pelas cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste transmitindo, sobretudo o respeito pela cultura Hip Hop.
Flávio Duarte Teodoro, Black, 34 anos, resistente de Santa Bárbara d’Oeste, teve seu primeiro contato com o graffiti em 2015, porém sem nenhum interesse profissional, apenas lazer e estilo de vida, e desde então a paixão pelo graffiti foi crescendo. Buscando manter o contato com a arte de rua, se dedicou em outros meios artísticos como tattoo, pintura em telas, entre outras superfícies, criando um estilo próprio, misturando técnicas de graffiti, tattoo, ashura entre outros. Não tem um único estilo no graffiti, pois gosta da liberdade de expressar livremente tudo que tem guardado dentro de si, tentando sair dos padrões convencionais e criando um caráter próprio e único, sendo com letras ou mesmo desenhos e personagens.
Letícia Yasmin, Yasumi, iniciou sua carreira artística no graffiti há três anos, o interesse surgiu a partir da percepção do poder que tem a arte urbana. Tendo outros artistas da região como mentores, desenvolve letreiros e principalmente personas, que são personagens criados por ela e que representam o conceito que deseja transmitir com a obra
Weslley Florêncio, Plow, tem 29 anos e é artista das ruas desde 2016.
Fabiano Esteves, Lokls, artista visual urbano barbarense, grafiteiro desde 1999 e decorador em efeitos decorativos.
Gabrielle Maria Ferreira Pinto, Gabs Maria, formada em Comunicação Visual pela ETEC Polivalente de Americana e em artes visuais pela PUC-Campinas, Gabrielle está presente na cena artística da cidade desde 2015, quando entrou no grupo de maracatu Baque de Santa. Começou com artesanato e na faculdade foi se descobrindo artista e dedicando-se à arte digital. Em 2020, recebeu o convite para ilustrar dois livros infantis. Continua fazendo arte, mas agora também como arte educadora.
Gabriela Pyles Barcellos, professora de Arte e História da Arte, artista visual e pesquisadora. Mestre pelo Instituto de Artes da Unicamp, graduada em Artes Visuais (2015) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Pedagogia (2016) pela Facon – Grupo Pedagogia Para Liberdade, atua como educadora. Organiza oficinas e palestras sobre aprendizagens e abordagens pedagógicas através da linguagem da arte, além de participar de movimentos artísticos locais/regionais. Desenvolve trabalhos em ilustração, pintura e fotografia, produzindo projetos de livros, exposições, materiais gráficos e formação de professores vinculada à infância, natureza, poesia, design, bordado e processos criativos.
Nicolas Souza, Nicolas Peçonha, tem 23 anos, desenha desde os primeiros anos escolares. Em 2018, começou a participar de batalhas de rima em Santa Bárbara d’Oeste e agora desenvolve trabalhos em graffiti, seja comercial ou por hobbies. Seus desenhos e graffitis são bem coloridos procurando trazer vida e cor para a cidade.
Julia Harumi, artista, designer, ilustradora e muralista. Trabalha com arte desde 2015, iniciou na aquarela, migrou para o lettering, depois design gráfico, ilustração digital e por fim, em 2022, começou a se dedicar ao muralismo, seu principal foco atualmente. O seu objetivo enquanto artista é levar excelência e dedicação através de suas pesquisas, pensamentos, vivencias e criações, fazendo o outro enxergar harmonia e beleza a partir do contemplar.
Rodrigo Junior, natural de Santa Bárbara d’ Oeste, começou a desenhar retratos aos 7 anos de idade. Autoditada, sempre teve imaginação fértil, com inspirações em Leonardo da Vinci e Vincent Van Gogh. Aos 13 anos começou a estudar e desenvolver o desenho. Tem habilidades com desenho (lápis, carvão, graffiti), pintura (tinta a óleo acrílica e aquarela), desenho digital e tatuagem.