sábado, 31 maio 2025
CONFUSÃO

Novo modelo de cobrança do DAE de Santa Bárbara levanta dúvidas e queixas de usuários

A mudança ocorre em razão de uma atualização no sistema comercial da autarquia
Por
Redação

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste anunciou que, desde o dia 18 de abril, as faturas emitidas pelo órgão não contam mais com o QR Code para pagamento via PIX. A mudança ocorre em razão de uma atualização no sistema comercial da autarquia. No entanto, a medida tem confundido usuários e provocado criticas quanto à mudança.

O comunicado, publicado nas redes sociais do DAE, traz o diretor superintendente da autarquia, Laerson Andia, informando sobre as mudanças. A publicação acumula uma série de dúvidas e reclamações sobre a alteração.

“No meu condomínio, recebemos uma fatura impressa em papel comum! Achei muito estranho!”, traz um dos comentários. Outra publicação demonstra preocupação com a possibilidade de golpes. “Tem contas fake vindo como boleto também. Fiquem atentos!”

Segundo o DAE, as contas geradas até o dia 17 de abril seguem com o recurso normalmente. Contudo, com a migração para a nova plataforma, o código foi temporariamente desabilitado. A previsão é de que o serviço seja restabelecido assim que a adaptação ao novo sistema for concluída. Enquanto isso, o departamento alerta os usuários para que redobrem a atenção no momento do pagamento, principalmente na conferência do destinatário ao utilizar alternativas como aplicativos bancários ou o Internet Banking.

A reportagem da TV TODODIA solicitou ao DAE um posicionamento sobre a situação e respostas aos comentários na página do Instagram, mas foi informada de que a publicação na rede social já esclareceria a questão. Na rede social, o DAE agradeceu a compreensão dos usuários e reafirmou o compromisso com a segurança e praticidade dos serviços durante a transição.

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