sábado, 21 fevereiro 2026
SEM MANUTENÇÃO

Parque Zabani é tomado por mato alto e falta de manutenção em Santa Bárbara d’Oeste

Moradores relatam que a falta de manutenção ocorre há cerca de três meses
Por
Nicoly Maia

Inaugurado em dezembro de 2022 em Santa Bárbara d’Oeste, o Parque Zabani, que deveria oferecer esporte e lazer, está em situação de abandono. No local, a equipe de reportagem constatou o mato alto tomando conta da área, bancos cercados pela vegetação e quadra de vôlei sem rede e com lixo espalhado pelo chão. No parquinho, o mato também dificulta o acesso e a promoção de um espaço seguro às crianças.

Imagens ressaltam o abandono
Em um comparativo entre imagen atuais e imagens aéreas divulgadas na entrega do Parque Zabani, em 2022, é possível ver o desgaste com o tempo e a falta de manutenção. Ao ser inaugurado o espaço teria, fora as quadras e equipamentos de exercícios, uma área com pista de caminhada, plantio de grama, paisagismo e iluminação.

À esquerda, é possível ver a situação atual do espaço público. À direita, como o local foi entregue à população em 2022. Foto: Ana Machado e Prefeitura de Americana

Atualmente, no local a cor vermelha no chão que delimitava o espaço de caminhada desapareceu e outras áreas foram tomadas pela vegetação como playground e área recreativa para crianças, equipamentos esportivos como academia ao ar livre, quadras de areia e estação de calistenia, anexos à quadra poliesportiva.

Relatos
Uma placa instalada no centro do espaço informa que a área integra o programa Qualivida, com a proposta de reunir saúde, esporte e educação em um único ambiente. De acordo com o QR Code disponível no local, o cronograma prevê aulas de condicionamento físico às segundas e quartas-feiras, às 9h, crossfit às terças-feiras, às 19h, e futsal às terças e quintas-feiras, também às 19h.

Moradores da região relataram à reportagem que a falta de manutenção ocorre há cerca de três meses. Segundo eles, a situação tem afastado frequentadores, principalmente no período noturno, momento do dia em que acontece as atividades promovidas pela prefeitura no espaço.

Na rua Limeira há um ponto de ônibus. Para os moradores que dependem do transporte público, é necessário passar na calçada do Parque Zabani. Além do interior do espaço, o mato também começa a avançar sobre a calçada utilizada pelos pedestres. 

Posicionamento da prefeitura
A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste que informou em nota que a demanda foi enviada para o setor responsável para providência. A administração ainda buscou justificar o estado atual do parque.

“A Prefeitura ressalta, que em virtude do período chuvoso, o crescimento do mato e da grama ocorre de forma mais rápida. Diante dessa situação, os serviços de manutenção foram intensificados. O Município mantém um cronograma permanente, elaborado pelos setores responsáveis, que contempla o atendimento de todas as áreas que necessitam dos serviços”, finaliza a nota.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também