sábado, 19 abril 2025
ARBORIZAÇÃO URBANA

Santa Bárbara d’Oeste lidera arborização urbana na RMC, aponta Censo 2022

Seguidas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Limeira também se destacam no ranking, com 93,9% e 93,4%, respectivamente
Por
Redação
Foto: Divulgação/ Santa Bárbara

Com 94,86% dos domicílios particulares e ocupados cercados por árvores, Santa Bárbara d’Oeste é o município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior índice de arborização urbana, segundo dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o Censo, 94,86% dos domicílios particulares e ocupados em Santa Bárbara tinham ao menos uma árvore no entorno na época da pesquisa. O percentual equivale a 62.290 domicílios.
Entre as 20 cidades da RMC, apenas outras quatro possuem índice acima dos 90%. O percentual de Santa Bárbara também é maior do que o registrado no Estado (74,93%), no Brasil (66,56%) e em todas as capitais nacionais.

“A arborização urbana é fundamental no equilíbrio ecológico dentro das cidades. Ela é importantíssima no enfrentamento a alguns fenômenos ligados a mudanças climáticas, como as ilhas de calor, e ela se associa muito à qualidade de vida, a espaços saudáveis para prática de atividades físicas”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.
Conforme os dados do Censo, mais de 70% dos domicílios em Santa Bárbara têm cinco árvores ou mais no entorno. Outros 14% possuem de três a quatro árvores por perto e 9%, uma ou duas árvores. Apenas 5% não têm nenhuma árvore próxima.

“O resultado do Censo demonstra nosso compromisso com as questões ambientais e de algo que está tão atual no nosso país e no mundo, que é a sustentabilidade, as ações voltadas para mitigar impactos ambientais”, acrescentou Piovezan. “Nós entendemos, há um bom tempo, que isso é importante para o desenvolvimento da cidade”.

O plantio de árvores é uma das principais políticas ambientais adotadas pela Administração Municipal nos últimos anos. Faz parte, por exemplo, da revitalização de áreas de bem-estar e lazer, como o Parque das Paineiras, inaugurado neste mês e com o plantio de 3 mil mudas, e de ações como o CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), que mantém um viveiro, oferece oficinas de plantio de sementes e faz doação de mudas nativas.
O Município também conta com um programa cuja meta é o plantio de 250 mil mudas de árvores nos próximos anos – na área urbana, em áreas de matas ciliares das represas Areia Branca, São Luiz, de Cillo e em áreas de nascentes. Nos últimos anos mais de 120 mil mudas foram plantadas.

OUTROS MUNICÍPIOS DO REGIÃO

Além de Santa Bárbara d’Oeste, outros municípios da região de cobertura da TVTODODIA também apresentaram índices expressivos de arborização urbana, conforme os dados do Censo 2022. Entre eles, Nova Odessa (93,9%) e Limeira (93,4%) se destacam com percentuais superiores a 90%, ficando logo atrás de Santa Bárbara. Paulínia (89,2%), Sumaré (89,1%) e Americana (87,8%) também registraram resultados acima da média estadual. Hortolândia (86,9%) e Piracicaba (85,9%) seguem a mesma tendência positiva, enquanto Campinas, a maior cidade da RMC, apresentou o menor índice da região, com 84,2% dos domicílios tendo ao menos uma árvore no entorno.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também