Pais e mães de alunos fazem manifestação na Câmara e na Prefeitura por segurança nas escolas; prefeito anuncia contratação de vigias nas unidades municipais.

Cerca de 100 pais e mães foram até a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste durante a tarde desta terça-feira (11) para reivindicarem medidas de segurança nas escolas. Após a ida à sede do Poder Legislativo, eles foram até a Prefeitura da cidade tentar um diálogo com o prefeito.
O executivo de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovesan (MDB) anunciou que a prefeitura vai contratar novos vigilantes para ampliar o sistema de vigilância 24 horas para todas as escolas. “Mantendo vigilantes durante todo o período em que as crianças estejam em atividades”, informou.
No entanto, os pais e mães dos alunos, querem uma vigilância armada. Como é o caso da profissional de apoio Vitória Bianca Oliveira, de 20 anos, que tem um filho de um ano matriculado na rede municipal e a ajudante geral Mayra Paula dos Santos, de 32 anos, que tem três filhos, dois na rede municipal e um na rede estadual. Elas também pedem a instalação de detectores de metais nas unidades escolares.
A Administração Municipal informou que desde quinta-feira passada (6), a Guarda Municipal intensificou as visitas a todas as unidades, orientando os dirigentes sobre medidas de segurança e abordagem de eventual suspeito. A prefeitura ainda diz que “a vigilância 24 horas já é realidade em algumas unidades da rede municipal de ensino” e que “os profissionais da Educação passarão por treinamento e capacitação, inclusive para a utilização do botão do pânico, já em implantação”.
“Desde o fim de março, data da ocorrência do ataque em São Paulo, a Administração Municipal intensificou ações que visam a proteção de alunos e profissionais da Educação. Reuniões com a Polícia Militar e Guarda Municipal foram realizadas desde então para a adoção de um plano de ação que visa ampliar a segurança”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa.



