Criar uma população educada e respeitosa para o trânsito se torna um tema de política pública essencial para garantir um futuro mais seguro para os motoristas e promover a cultura de respeito no trânsito. Pensando nisso, Santa Bárbara conta com a Cidade Mirim de Trânsito.
O projeto tem como principal objetivo educar crianças sobre a segurança viária, recebendo diariamente milhares de alunos de diversas escolas da região. Na mini cidade, construída no Centro Social Urbano do município, as crianças têm a oportunidade de vivenciar, na prática, os ensinamentos adquiridos em sala de aula, simulando situações como travessias de pedestres, atuando como agentes de trânsito, ciclistas e motoristas. O espaço conta ainda com uma frota mirim composta por carros elétricos, bicicletas e motocicletas.
Investir em programas de conscientização como a Cidade Mirim se torna um plano de contingência para as gestões públicas, especialmente considerando que os acidentes de trânsito representam um problema que afeta diretamente diversos setores da sociedade e da administração pública. Ao educar na infância, o projeto busca reduzir os índices de acidentes e promover uma convivência mais respeitosa nas vias.
“Evitar acidentes propicia um grande lucro para o poder público, porque quando ocorre um acidente, é a área da saúde que vai ser atingida, é a área do trabalho que vai ser afetada, é o seguro que vai ser mais caro, são os bombeiros, a polícia militar e a guarda civil. Enfim, são muitos os problemas decorrentes de acidentes que, se investirmos agora na fase tenra da vida das crianças, no futuro teremos realmente bons condutores de veículos”, enfatizou o secretário de Trânsito do município, Rômulo Gobbi.
A abordagem lúdica do programa transforma o aprendizado em um momento mágico e divertido, permitindo que as crianças coloquem em prática tudo o que aprenderam. Essa experiência não apenas as envolve ativamente no processo educacional, mas também instiga nelas lições valiosas que levarão para a vida adulta.
No final da dinâmica, cada criança recebe uma carteira de habilitação mirim, simbolizando o desenvolvimento do senso de responsabilidade e a participação ativa no trânsito e na cidadania. Essa dinâmica não apenas reforça o conhecimento adquirido, mas também incentiva os pequenos a levarem essa reflexão para seus colegas e familiares.