Depois de Joel do Gás (PV) declarar interesse em disputar a presidência da Câmara de Santa Bárbara para o biênio 2021-2022, mais três vereadores fizeram o mesmo.
Jesus Vendedor (Avante), Carlos Fontes (PSL) e o colega de Joel no PV Celso Ávila (PV), todos também reeleitos, afirmaram à reportagem nesta semana o interesse.
Joel é tido nos bastidores como favorito para assumir a cadeira. Na semana passada, o TODODIA apurou que Jesus, Carlos Fontes, além de Isac Motorista (Republicanos) e Eliel Miranda (PSD), eram nomes cotados nos bastidores. Na ocasião, nenhum deles confirmou interesse.
Jesus Vendedor na ocasião havia dito que “ainda não tinha pensando sobre o tema”. Dias depois, confirmou à reportagem que está colocando o nome à disposição para uma candidatura à presidência da Casa de Leis de Santa Bárbara.
“Acredito que com a experiência que obtive nesses quatro anos, posso ajudar nosso município, ainda mais estando à frente do poder legislativo”, afirmou. Jesus diz já estar se movimentando. “Estou iniciando a conversa com os eleitos. Alguns já declararam apoio”, garantiu.
Carlos Fontes, que antes havia dito que se fosse preciso seu nome estava à disposição, informou agora que também está na disputa para presidir a Câmara no próximo biênio. Ele ressalta sua experiência no Legislativo.
Um quarto nome que surgiu, é o de Celso Ávila, que procurou o TODODIA para informar que disputará o cargo.
“Estamos iniciando as conversas sobre as eleições para a presidência da Casa e coloco meu nome também à disposição, como outros colegas fizeram”, disse Ávila. “Dentre os vereadores do PV que foram eleitos, dentro do partido, sou o que tem mais mandatos, o único que terá três (vereadores). Creio que tenho condições de representar bem a Câmara”, disse.
Celso frisou a importância de o presidente ter experiência de mandato. “Todos vereadores eleitos têm condições de pleitear o cargo, mas a experiência de Câmara se faz necessária. Quero participar da construção, construir um nome para representar bem a Câmara”.
O ex-secretário Eliel, um dos “novatos” que teve o nome cotado, negou a disputa alegando ser “marinheiro de primeira viagem”.
Isac, o vereador mais votado destas eleições, disse que não está correndo atrás de disputar o cargo. “Às vezes acaba sendo quem não está entre os nomes que circulam nos bastidores”, disse.
Presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Felipe Sanches (PDT) descartou indicação.”É um assunto interno, que será tratado pela próxima legislatura. Estaremos sempre à disposição para trabalhar juntos por uma cidade cada dia melhor”, declarou.
Antes de Sanches, Kadu Garçom (PL) foi presidente da Casa, no biênio 2017-2018.
AMERICANA
Em Americana, pelo menos três vereadores devem disputar a presidência da Câmara, os reeleitos Léo da Padaria e Thiago Martins, do PV, partido do prefeito eleito Chico Sardelli, e a novata Nathália Camargo (Avante). O atual presidente, Luiz da Rodaben (Cidadania), também está entre os cotados na disputa, mas ele não comentou se disputará.